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Pós-Graduação em Análise de Obras de Arte -Peritagem. - Temp

(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Cursos Pós-Graduação Pós-Graduação em Análise de Obras de Arte -Peritagem.

Pós-Graduação em Análise de Obras de Arte -Peritagem.

 

CURSO DE P√ďS-GRADUA√á√ÉO LATO SENSU

ESPECIALIZA√á√ÉO EM PRESERVA√á√ÉO E AN√ĀLISE DE OBRAS DE ARTE

 

 

PERFIL DO CURSO

 

Nos √ļltimos tempos novas possibilidades de investigar o objeto art√≠stico surgiram mediante o emprego de tecnologias e conhecimentos de diversos saberes como a qu√≠mica, a f√≠sica e a biologia aplicadas, que permitiram abordagens interdisciplinares dos profissionais das √°reas de conserva√ß√£o e restaura√ß√£o e an√°lise de obras de arte. Al√©m disso, o emprego de recursos tecnol√≥gicos e o aux√≠lio de profissionais advindos de √°reas antes vistas como distantes do universo da Arte, possibilitaram a amplia√ß√£o dos horizontes da pesquisa no campo da Per√≠cia de Obras de Arte. Portanto, o programa do Curso de p√≥s-gradua√ß√£o Latu SensuPreserva√ß√£o e An√°lise de Obras de Arte, a partir dessas premissas, visa principalmente apresentar ao estudante todo um complexo instrumental, que permita sua a√ß√£o consciente e efetiva diante das necessidades e quest√Ķes exigidas pelo trabalho da per√≠cia e an√°lise de obras de arte.

 

 

P√öBLICO

 

Conservadores, restauradores, museólogos, críticos, curadores, historiadores, colecionadores, galeristas, produtores culturais, leiloeiros, artistas, arquitetos, jornalistas e professores de arte e de história, peritos das policias federais e estaduais, geólogos, químicos, biólogos, físicos e todos aqueles que querem adquirir mais recursos para a reflexão crítica e para as atividades de Preservação artística e de bens culturais e para a análise de obras de arte.

 

 

 

 

CARGA HOR√ĀRIA E ESTRUTURA CURRICULAR

 

 

 

 

 

 

           

QUADRO DE DISCIPLINAS

NOME DAS DISCIPLINAS

TOTAL HORAS

I ‚Äď HIST√ďRIA DA ARTE

01

História da Arte Ocidental

42h

02

História da Arte no Brasil Colonial

13h

03

Hist√≥ria da Arte no Brasil ‚Äď s√©culos: XIX, XX, XXI

26h

Total de horas

81h

II ‚Äď CONSERVA√á√ÉO PREVENTIVA DE OBRAS DE ARTTE

04

Museus, Acervos, Cole√ß√Ķes e Mercado de Arte

7h

05

Salvaguarda e Conservação Preventiva

27h

Total de horas

34h

III ‚Äď QU√ćMICA E EXAMES APLICADOS √Ä PER√ćCIA

06

Análises e Exames Laboratorias Químicos e Físicos

46h

07

Química Aplicada à Conservação Preventiva e à Análise de Obras de Arte

26h

 

Total de horas

72h

IV ‚Äď PESQUISA EM AN√ĀLISE E PER√ćCIA DE OBRAS DE ARTE

08

√Čtica e Legisla√ß√£o na Preserva√ß√£o, An√°lise e Per√≠cia de Obras de Arte

16h

09

Metodologia de Pesquisa Científica Aplicada à Análise e Perícia

9h

10

TCC

66h

Total de horas

91h

IV- AN√ĀLISE E PER√ćCIA EM OBRAS DE ARTE

11

Fatores Materiais e Técnicos da Obra de Arte

56h

12

Peritagem de Obras de Arte

130h

12.1

Ciências Auxiliares

12.1.1

. Arqueologia

16h

12.1.2

. Iconografia

16h

12.1.3

. Mineralogia

32h

12.1.4

. Numismática/Medalhística/Filatelia

8h

12.1.5

. Heurística

8h

12.2

Perícia

50h

Total de horas

186h

TOTAL DE HORAS

464h

 

I ‚Äď HIST√ďRIA DA ARTE

 

 

 

I ‚Äď HIST√ďRIA DA ARTE (81H)

 

Disciplina 01 ‚Äď Hist√≥ria da Arte Ocidental (42h)
 
Ementa Estudo das manifesta√ß√Ķes art√≠sticas no ocidente, da Antiguidade a atualidade a partir de uma abordagem multidisciplinar, considerando os aspectos formais, iconogr√°ficos, estil√≠sticos, historiogr√°ficos, sociol√≥gicos e filos√≥ficos necess√°rios para a an√°lise de objetos e obras de arte.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. 1.¬† ¬†Antiguidade no Oriente M√©dio Egito e Antiguidade Cl√°ssica (As civiliza√ß√Ķes no Mediterr√Ęneo: Gr√©cia e Roma)
  2. 2.¬† Manifesta√ß√Ķes art√≠sticas e culturais na Idade M√©dia na Europa e no Oriente M√©dio
  3. 3.  Períodos e estilos da Arte na Europa pós-medieval: Renascimento, Maneirismo, Barroco, Rococó, Neoclassicismo
  4. 4.  Os movimentos artísticos no século XIX: Romantismo, Realismo, Impressionismo, Pós-Impressionismo, Simbolismo
  5. 5.  Arte no século XX e XXI

 

 

 

 

 

I ‚Äď HIST√ďRIA DA ARTE (81H)

 

Disciplina 02 ‚Äď Hist√≥ria da Arte No Brasil Colonial
 
Ementa Estudo das manifesta√ß√Ķes no Brasil Col√īnia: As origens da miscigena√ß√£o cultural brasileira, O papel das Ordens religiosas no desenvolvimento da arte colonial Brasileira, A arte no Brasil Holand√™s. An√°lise hist√≥rica das diferen√ßas regionais na arquitetura do Brasil nos s√©culos XVI, XVII e XVIII. Pintura, escultura, artes decorativas e artes aplicadas no per√≠odo colonial brasileiro: Uma an√°lise dos estilos Maneirista, Barroco e Rococ√≥ nas produ√ß√Ķes art√≠sticas no Brasil, nos s√©culos XVI XVII e XVIII

 

Conte√ļdo Program√°tico 1-¬†¬†¬† Arte ind√≠gena no per√≠odo pr√©-cabralino

2-    O descobrimento do Brasil e a chegada dos europeus.

3-    Miscigenação cultural brasileira

4-¬†¬†¬† Aspectos das manifesta√ß√Ķes da arte popular no Brasil

5-    Diálogos entre Arte e folclore

6-    O papel das Ordens religiosas no desenvolvimento da arte colonial Brasileira

7-    A arte no Brasil Holandês

8-    A Talha barroca e rococó na arte colonial Brasileira

9-    A pintura sacra mural e de cavalete nos séculos XVII e XVIII

10- O azulejaria portuguesa na arquitetura barroca e rococó Brasileira

11- Arte Sacra: A produção da escultura imaginária nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX

12- Artes aplicadas: a arte da ourivesaria e da prataria no Brasil Colonial

13- Artes decorativas: o mobiliário português e seus desdobramentos no Brasil durante o período colonial

 

 

 

 

I ‚Äď HIST√ďRIA DA ARTE (81H)

 

Disciplina 03 ‚Äď Hist√≥ria da Arte no Brasil ‚Äď s√©culos XIX, XX, XXI
 
Ementa Arte Brasileira no Século XIX: a Missão Artística de 1816 e a difusão do academismo e seus desdobramentos (Romantismo, Realismo) nos grandes centros do Brasil РImpério; os viajantes estrangeiros; Neoclassicismo, ecletismo e Art Nouveau na arquitetura.

 

Arte Brasileira da Modernidade e Contemporaneidade:os Antecedentes da Semana de 22 e a Semana de Arte Moderna de S√£o Paulo; a consolida√ß√£o do Modernismo e o advento das Bienais. A segunda metade do s√©culo XX no Brasil.Conte√ļdo Program√°ticoPARTE I- Arte e arquitetura no Brasil no s√©culo XIX

1-    Os artistas Viajantes nos séculos XVIII e XIX no Brasil

2-    Missão Francesa e a fundação da Academia Real de Belas Artes

3-    Pintura Acadêmica no Brasil: Entre o Romantismo e o Realismo

4-    Escultura no século XIX no Brasil

5-    Arquitetura neoclássica no Brasil

6-¬†¬†¬† Arquitetura rom√Ęnica no Brasil: Revivalismos e ecletismo

7-    Os desdobramentos do Art Nouveau no Brasil

PARTE II ‚Äď Arte no Brasil no s√©culo XX ‚Äď Primeira metade

1-    Modernismo Brasileiro

  1. 1.    Primeira geração de Artistas filiados às idéias modernistas
  2. 2.¬†¬†¬† Semana de arte moderna ‚Äď SP ‚Äď 1922
  3. 3.    Segunda geração de Artistas filiados às idéias modernistas
  4. 4.¬†¬†¬† Movimentos Pau- Brasil ‚Äď 1924 e Antropofagia 1928 ‚Äď S√£o Paulo
  5. 5.    Grupo Santa Helena РSP (Modernismo Brasileiro)

2-    Aspectos principais da arquitetura moderna brasileira

PARTE III ‚Äď Arte no Brasil no s√©culo XX ‚Äď Segunda metade

1-¬†¬†¬† Concretismo ‚Äď1952 ‚Äď S√£o Paulo

2-¬†¬†¬† Neo – concretismo ‚Äď1959 ‚Äď 1961, Rio de Janeiro

3-    Artistas abstratos e neo- expressionistas

4-    A gravura brasileira

5-    Arte pop

6-    Arte conceitual

7-    Os novos limites da arte no final do século XX: instalação, performance, arte de rua, arte digital, web Art, vídeo instalação, fotografia e arte multi- mídia.

8-    Geração 80 e o retorno da Pintura

PARTE IV ‚Äď Arte no Brasil no s√©culo XXI ‚Äď Segunda metade

1-    O papel das Bienais (SP e MERCOSUL)

2-¬†¬†¬† Os museus e cole√ß√Ķes de Arte moderna e contempor√Ęnea no Brasil

3-    As feiras de arte e o mercado de arte no século XXI

4-    Os desafios da arte no século do século XXI

 

 

 

 

 


 

II ‚Äď CONSERVA√á√ÉO PREVENTIVA DE OBRAS DE ARTTE

 

 

II - CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE OBRAS DE ARTE (34H)

 

Disciplina 04 ‚Äď ¬†Museus, Acervos, Cole√ß√Ķes e Mercado de Arte (7h)
 
Ementa Estudo do universo museal e cultural e artístico no que diz respeito à preservação, divulgação e comercialização de bens culturais e obras de arte através de uma abordagem interdisciplinar utilizando leituras de ordem histórica, sociológica, filosófica, entre outras visando a análise da relação dos diferentes meios e profissionais que participam das atividades de preservação, identificação, análise, autenticação de obras de arte.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. Introdu√ß√£o aos conceitos de Patrim√īnio
  2. Compreens√£o do Museu como manifesta√ß√£o/express√£o, socialmente consolidada, compreendendo sua dimens√£o cultural na reuni√£o intencional de seus objetos/cole√ß√Ķes

 

 

II - CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE OBRAS DE ARTE (34H)

 

Disciplina 05 РSalvaguarda e Conservação Preventiva (27h)
 
Ementa Estudos dos fundamentos, conceitos e princípios gerais e específicos dos campos de atuação relacionados à Salvaguarda patrimonial de bens culturais e artísticos. Ou seja, estudos, apresentação e discussão interdisciplinar das diferentes áreas museais relacionadas à atividade da preservação de bens culturais e de obras de arte, tais como a conservação preventiva, restauração, documentação, catalogação e divulgação, tanto do que diz respeito aos aspectos práticos e  técnicos como do ponto de vista dos aspectos teóricos, históricos, sociológicos e filosóficos.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. O que é Salvaguarda Patrimonial
  2. Princípios de preservação física e intelectual de obras
  3. Conserva√ß√£o: origem e evolu√ß√£o dos conceitos de ‚Äúconserva√ß√£o preventiva‚ÄĚ e de ‚Äúconserva√ß√£o curativa‚ÄĚ
  4. Materialidade dos objetos e obras de arte na definição de critérios de preservação
  5. Avalia√ß√£o e defini√ß√£o de condi√ß√Ķes ambientais: luz, umidade e temperatura
  6. Princípios de acondicionamento e embalagens de obras
  7. Normas de transporte de obras
  8. Princípios e políticas de segurança de obras em laboratórios de conservação e restauração
  9. Princípios de gestão e controle de informação
  10. Normalização e procedimentos de registro
  11. Bancos de dados e banco de imagens e sua aplicabilidade para salvaguarda patrimonial: interfaces
  12. Registro fotogr√°fico: fun√ß√Ķes documentais, normas de produ√ß√£o e uso, disponibiliza√ß√£o e armazenagem
  13. Documenta√ß√£o fotogr√°fica das altera√ß√Ķes
  14. Detalhes t√©cnicos de execu√ß√£o e processos de interven√ß√Ķes nas obras
  15. Elabora√ß√£o de laudos para diversos fins: exposi√ß√Ķes, restaura√ß√£o, transporte, embalagens etc.

 

 

 

 

III ‚Äď QU√ćMICA E EXAMES APLICADOS √Ä PER√ćCIA

 

 

 

III ‚Äď QU√ćMICA E EXAMES APLICADOS √Ä PER√ćCIA (72H)

 

Disciplina 06 Р Análises e Exames Laboratorias Químicos e Físicos (46h)
 
Ementa O objetivo √© apresentar de um leque de equipamentos e exames cient√≠ficos dispon√≠veis ao profissional da √°rea de conserva√ß√£o, restaura√ß√£o e Peritagem de obras de arte para auxili√°-lo no trabalho de pesquisa e investiga√ß√£o do objeto art√≠stico. Capacitar o pesquisador a decidir e orientar o t√©cnico operador dos equipamentos a realizar o exame de forma adequada para se encontrar as respostas necess√°rias. Apresenta√ß√£o e discuss√£o sobre os diversos equipamentos, materiais e m√©todos de an√°lises e exames t√©cnicos laboratoriais dispon√≠veis na atuali dade. Elabora√ß√£o de laudos t√©cnicos, de conserva√ß√£o e de per√≠cia da obras de arte. Os processos de data√ß√£o existentes, a tecnologia dispon√≠vel e suas limita√ß√Ķes.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. Radia√ß√Ķes do campo vis√≠vel
  2. Fen√īmenos impercept√≠veis
  3. Fen√īmenos vis√≠veis
  4. O raio X
  5. Radia√ß√Ķes do campo invis√≠vel
  6. Raios infravermelhos
  7. Raios ultravioletas
  8. Cromatografia
  9. Difratometria de raio X
  10. Espectroscopia de absorção no infravermelho
  11. Espectroscopia de raio X
  12. Exame de fluorescência UV
  13. Documentação fotográfica
  14. Microscopia eletr√īnica de varredura
  15. Reflectografia de infravermelho
  16. Microscopia Raman
  17. Datação
  18. Determinação de autoria
  19. Determinação de providência
  20. Determinação de autenticidade

 

 

 

III ‚Äď QU√ćMICA E EXAMES APLICADOS √Ä PER√ćCIA (72H)

 

Disciplina 07 РQuímica Aplicada à Conservação Preventiva e à Análise de Obras de Arte (26h)

 
Ementa Conceitos fundamentais de qu√≠mica necess√°rios para a atividade laboratorial do restaurador, perito e para a atividade de conserva√ß√£o preventiva e para os demais profissionais de museus e galerias de arte e antiguidade. A atividade do conservador e do restaurador necessita de um conhecimento de base s√≥lido da ci√™ncia qu√≠mica, o aprendizado destes fundamentos possibilita maior autonomia e seguran√ßa ao profissional no que diz respeito √† sua atividade laboratorial e nas tomadas de decis√£o quanto a escolha de que procedimentos que dever√£o ser adotados com rela√ß√£o a eventuais de interven√ß√Ķes e/ou a√ß√Ķes para a preserva√ß√£o dos objetos e obras de artes que estar√£o sob sua responsabilidade.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. Conceitos gerais de química
  2. Tintas e vernizes
  3. Deterioração de materiais pictóricos
  4. Adesivos
  5. Papel
  6. Materiais pétreos
  7. Metais
  8. Histórico da análise de materiais de bens culturais
  9. Amostragem de materiais de bens culturais para an√°lise
  10. Estudos estatigr√°ficos
  11. M√©todos microanal√≠ticos por via √ļmida
  12. Métodos analíticos instrumentais

 

 

 

 

 

 

IV ‚Äď PESQUISA EM AN√ĀLISE E PER√ćCIA DE OBRAS DE ARTE

IV ‚Äď PESQUISA EM AN√ĀLISE E PER√ćCIA DE OBRAS DE ARTE (91h)

 

Disciplina 08 – √Čtica e Legisla√ß√£o na Preserva√ß√£o, An√°lise e Per√≠cia de Obras de Arte (16h)

 
Ementa Conceitos e fundamentos éticos e procedimentos legais aplicados à atividade de perícia de obras de arte e Conceitos e fundamentos éticos e procedimentos legais aplicados à atividade de Conservação e Restauração de Obras de Arte.

 

Conte√ļdo Program√°tico Das quest√Ķes √Čticas
  1. 1.    Conceitos e fundamentos gerais da ética
  2. 2.¬†¬†¬† Associa√ß√Ķes profissionais, sindicatos, gr√™mios e conselhos.
  3. 3.¬†¬†¬† C√≥digos de √Čtica: propostas e estudos de caso.
  4. 4.    Aspectos éticos na relação dos restauradores e conservadores com a comercialização de Obras de Arte;
  5. 5.¬†¬†¬† √Čtica aplicada √† atividade de per√≠cia de obras de arte:
  6. 6.¬†¬†¬† O papel social do Conservador-Restaurador na preserva√ß√£o e valoriza√ß√£o do patrin√īnio hist√≥rico e art√≠stico;
  7. 7.    Conceitos de originalidade, reprodutibilidade, autenticidade, falsidade ideológica.
  8. 8.    Princípios de intervenção: legibilidade, insubstituição da imagem e lacunas
  9. 9.¬†¬†¬† Procedimentos √©ticos no exame de obras de arte: integridade, padr√£o √ļnico, limites materiais e intelectuais;

10. Posturas e condutas √©ticas nas atividades de Expertises, em avalia√ß√Ķes de obras e objetos e nas elabora√ß√Ķes de laudos e pareceres de autenticidade e de an√°lise de obras de Arte

11. Relacionamentos com o p√ļblico leigo, clientes e institui√ß√Ķes, colegas, alunos e aprendizes.

12. Aspectos éticos na relação dos peritos e pesquisadores com a comercialização de Obras de Arte;

Das quest√Ķes legais

  1. 1.    Legislação aplicada à atividade de Conservação e Restauração de Obras de Arte
  2. 2.    Responsabilidades legais do perito, conservador e do restaurador
  3. 3.    Legislação relacionada à atividade de Peritagem de obras de arte: Direitos autorais, falsificação de documentos e de obras de arte; O Decreto de Lei sobre reprodução artística, Leis de preservação patrimonial histórica e artística e leis de tombamento
  4. 4.¬†¬†¬† Aspectos legais na rela√ß√£o dos restauradores e conservadores e peritos com a comercializa√ß√£o de Obras de Arte e outras institui√ß√Ķes ligadas ao meio art√≠stico;
  5. 5.¬†¬†¬† Rela√ß√Ķes Contratuais; rela√ß√Ķes trabalhistas

 

IV ‚Äď PESQUISA EM AN√ĀLISE E PER√ćCIA DE OBRAS DE ARTE (91h)

 

Disciplina 09 РMetodologia de Pesquisa Científica Aplicada à Análise e Perícia (9h)

 
Ementa Caminho metodológico para a construção de um trabalho acadêmico: conceitos utilizados na pesquisa científica. Diferentes Abordagens de pesquisa em Arte. Elaboração de um projeto de pesquisa.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. 1.¬†¬†¬† Defini√ß√Ķes fundamentais: metodologia, m√©todo, l√≥gica, semi√≥tica
  2. 2.¬†¬†¬† Opera√ß√Ķes da raz√£o: conceber, julgar, raciocinar
  3. 3.¬†¬†¬† Opera√ß√Ķes da intelig√™ncia e o pensamento cient√≠fico
  4. 4.    Projeto de pesquisa: problemas, objeto da pesquisa, objetivos gerais e específicos, justificativa, resultado, conclusão.
  5. 5.    O caminho metodológico para a construção de um trabalho acadêmico.
  6. 6.    Conceitos utilizados na pesquisa para a análise de uma obra de Arte.
  7. 7.    A pesquisa multidisciplinar
  8. 8.    Tipos e abordagens de pesquisa.
  9. 9.    Processos de amostragem;

10. Estratégias de análise dos resultados;

11. Os passos e a construção do projeto de pesquisa.

12. Diretrizes para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos

IV ‚Äď PESQUISA EM AN√ĀLISE E PER√ćCIA DE OBRAS DE ARTE (91h)

 

Disciplina 10 ‚Äď TCC ‚Äď fundamenta√ß√£o – (66 h)
 
Ementa Visa fundamentar um projeto de pesquisa de tem√°tica livre e aprofundar quest√Ķes te√≥ricas e metodol√≥gicas de modo a fornecer ao discente um maior dom√≠nio da literatura espec√≠fica relacionada ao tema escolhido.

 

 

 

 

 

V- AN√ĀLISE E PER√ćCIA EM OBRAS DE ARTE

 

V- AN√ĀLISE E PER√ćCIA EM OBRAS DE ARTE (186h)

 

Disciplina 11 РFatores Materiais e Técnicos da Obra de Arte (56h)

 
Ementa Investiga√ß√£o dos materiais constituintes das obras de arte, sua caracteriza√ß√£o material e t√©cnica determinante para identifica√ß√£o de objetos art√≠sticos. Estudo das t√©cnicas e materiais utilizados pelos artistas no decorrer da hist√≥ria, investiga√ß√£o da rela√ß√£o do artista com a materialidade da obra, estudo do ambiente de trabalho do artista. Estudo da evolu√ß√£o das t√©cnicas e materiais art√≠sticos na Hist√≥ria da Arte. A pr√°xis art√≠stica e suas conting√™ncias tecnol√≥gicas e as limita√ß√Ķes materiais determinantes no processo de cria√ß√£o.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. 1.    Introdução:
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Fundamentos da arte pict√≥rica.
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Defini√ß√Ķes entre a pintura de Cavalete e a Pintura mural e a pintura decorativa
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Fundamentos e defini√ß√Ķes do limite entre as escolhas dos materiais e t√©cnicas do pintor.
  1. 2.    As partes constituintes da pintura:
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A anatomia da pintura, as camadas da pintura de cavalete: suporte, imprimadura, tinta, verniz.
  1. 3.    Os suportes para a pintura de cavalete:
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A escolha do suporte na elabora√ß√£o da obra de arte, ou seja, mais especificamente na produ√ß√£o da Pintura m√≥vel ou de cavalete.
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Estudo e identifica√ß√£o dos suportes tradicionais para a pintura de cavalete: madeira, tecido, tela, papel.
  1. 4.    Cor na pintura
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A cor como fator bio- f√≠sico
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A hist√≥ria da cor como elemento s√≥cio- cultural
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Diferen√ßas e classifica√ß√Ķes dos corantes e pigmentos
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Hist√≥ria dos pigmentos e corantes e sua utiliza√ß√£o na pintura de cavalete
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A constitui√ß√£o das tintas: os diferentes m√©diuns
  1. 5.    História das tintas e suas técnicas e materiais de pintura no ocidente: Encáustica
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Antiguidade ocidental: Introdu√ß√£o √† enc√°ustica
  1. 6.    História das tintas e suas técnicas e materiais de pintura no ocidente: Têmpera
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Idade m√©dia e Renascimento: A t√™mpera
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A fabrica√ß√£o da T√™mpera de ovo
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† As outras receitas de fabrica√ß√£o da t√™mpera
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† As diferentes imprima√ß√Ķes do suporte para pintura a t√™mpera
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Acabamento da T√™mpera
  1. 7.¬†¬†¬† Hist√≥ria das tintas e suas t√©cnicas e materiais de pintura no ocidente: √ďleo
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Fim da Idade M√©dia ao Renascimento:A inven√ß√£o da tinta a √≥leo
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Do s√©culo XVI ao s√©culo XIX: A consolida√ß√£o das t√©cnicas de pintura a √≥leo
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Fabrica√ß√£o da tinta a √≥leo, seus m√©diuns e solventes
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Introdu√ß√£o aos vernizes para pintura de cavalete
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† As diferentes imprima√ß√Ķes do suporte para pintura a √≥leo
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A industrializa√ß√£o dos materiais art√≠sticos
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A dissemina√ß√£o da tela de tecido
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† As diferentes t√©cnicas da pintura a √≥leo¬†
  1. 8.    Novos materiais e técnicas da pintura nos séculos XX e XXI: Acrílica
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A inven√ß√£o da tinta acr√≠lica.
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Os variados tipos de acr√≠lica
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Os m√©diuns e solventes da tinta acr√≠lica
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Imprima√ß√Ķes do suporte para pintura a acr√≠lica
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† As t√©cnicas mistas¬†
  1. 9.¬†¬†¬† As mudan√ßas de paradigmas t√©cnicos e materiais na produ√ß√£o da obra de arte contempor√Ęnea.
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Fundamentos e defini√ß√Ķes dos limites entre t√©cnica, material e po√©tica.
  • ¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Introdu√ß√£o aos estudos dos materiais alternativos para pintura de cavalete.

 

 

V- AN√ĀLISE E PER√ćCIA EM OBRAS DE ARTE (186h)

 

Disciplina 12 -Peritagem de Obras de Arte (130h)

 
Ementa Estudo da atividade da per√≠cia, abordando aspectos pr√°ticos e te√≥ricos e problemas t√©cnicos. Discuss√£o sobre a caracter√≠stica multidisciplinar da atividade de an√°lise e per√≠cia de Obras de Arte e as rela√ß√Ķes das diferentes √°reas do conhecimento a ela relacionadas.

 

Conte√ļdo Program√°tico
  1. Conceitos e fundamentos da Peritagem de Obras de Arte e Bens Culturais.
  2. Requisitos técnicos: as diferentes áreas de conhecimento relacionadas à atividade da perícia de obras de arte.
  3. A prática da perícia: o processo de investigação e as características e complexidades da interdisciplinaridade da atividade do perito.
  4. Inclus√£o das t√©cnicas e tecnologias de apoio para identifica√ß√£o de obras de arte: processo fotogr√°fico, identifica√ß√£o dos materiais constituintes dos objetos e obras, pesquisas documentais, identifica√ß√Ķes formais, an√°lises laboratoriais.
  5. An√°lise estil√≠stica: investiga√ß√£o de escola ou estilo (conte√ļdo /forma), contexto art√≠stico (temporal e geogr√°fico) em an√°lises de Obras de Arte e Bens Culturais.
  6. Investigação documental, institucional e histórica para a confirmação de autoria através, determinação de proveniência.
  7. Determinação da autenticidade. Processos de datação
CIÊNCIAS AUXILIARES (80h)

Arqueologia

Iconografia

Mineralogia

Numismática/Medalhística/Filatelia

Heurística

PER√ćCIA

 



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