A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_snbk34s1gc3k0q0fc0p7kr06t1, O_RDWR) failed: Arquivo ou diretůrio n„o encontrado (2)

Filename: controllers/controller.php

Line Number: 8

Pós Graduação em Conservação e Restauro de Pintura de Caval

(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Cursos Pós-Graduação Pós Graduação em Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete

Pós Graduação em Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete

Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Conservação e
Restauração de Pintura de Cavalete
“A restaura√ß√£o deve lograr o restabelecimento da unidade do bem cultural, sempre que
seja possível alcançá-la sem cometer uma falsificação artística nenhuma falsificação
hist√≥rica e sem apagar as marcas que s√£o testemunhas do seu tempo de vida” C√©sari
Brandi:
“A restaura√ß√£o deve lograr o restabelecimento da unidade do bem cultural, sempre que
seja possível alcançá-la sem cometer uma falsificação artística nenhuma falsificação
hist√≥rica e sem apagar as marcas que s√£o testemunhas do seu tempo de vida” C√©sari
Brandi:

1- JUSTIFICATIVA DO CURSO:
Considerando que:
· A arte é o modo mais profundo que o ser humano encontrou para expressar como vê,
percebe e sente a si mesmo e o mundo a sua volta.
· A cultura e a memória de um povo são os principais fatores de sua coesão e
identidade, responsáveis pelos liames que unem as pessoas em torno de uma noção
comum de compartilhamento e identidade, b√°sica para o senso de cidadania.
¬∑ O patrim√īnio cultural de um povo √© ingrediente de sua identidade e da diversidade
cultural e √© o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos √†s futuras gera√ß√Ķes, se n√£o tivermos nada a transmitir o que teremos como hist√≥ria?.
¬∑ Preservar √© dar continuidade f√≠sica ao patrim√īnio edificado hist√≥rico ou ambiental, das
cole√ß√Ķes art√≠sticas e dos mobili√°rios, dos jardins e dos parques hist√≥ricos, das esculturas,
dos arquivos de interesse hist√≥rico e dos usos, costumes e manifesta√ß√Ķes culturais.
¬∑ Para conservar de forma integrada os ‚Äúbens culturais‚ÄĚ urge a necessidade de
profissionais especializados e aptos na conserva√ß√£o de nosso patrim√īnio cultural.
2- OBJETIVOS DO CURSO:
. Formar profissionais com ética e grande conhecimento para saber o que precisa ser
Conservado e Restaurado de acordo com aspectos filosóficos;
. O curso propicia o desenvolvimento das capacidades e das competências técnicas
relacionadas à Conservação e Restauração em Pintura de Cavalete;
. Ele forma profissionais de uma maneira transdisciplinar e de integração de saberes,
adaptados a um mundo do trabalho em rápida mutação;
. Os alunos desenvolvem habilidades diferenciadas do nosso Mercado de trabalho global,
uma vez que a escola convida professores de outros países para ministrarem aulas.
DISCIPLINAS ‚Äď CONTE√öDOS PROGRAM√ĀTICOS:
HIST√ďRIA DA PINTURA
CONTE√öDO PROGRAM√ĀTICO:
1. Introdu√ß√£o ‚Äď conceitos fundamentais dos estudos e de an√°lise de obras pict√≥ricas em
hist√≥ria da arte. As rela√ß√Ķes e identifica√ß√£o entre √©poca, estilo e forma.
2. Primeiras manifesta√ß√Ķes pict√≥ricas no ocidente ‚Äď
3. A pintura na antiguidade Greco ‚Äď Romana
4. A pintura na Idade M√©dia (arte crist√£ e arte isl√Ęmica)
5. A pintura no Renascimento (escolas setentrionais e italianas)
6. A pintura Barroca e Rococó
7. A pintura Neocl√°ssica e Rom√Ęntica
8. A pintura no século XIX (do realismo ao simbolismo)
9. A pintura na Arte moderna
10. A pintura hoje ‚Äď arte contempor√Ęnea ‚Äď os desafios dos novos suportes
11. A pintura Brasileira (do período colonial aos dias de hoje)
AS T√ČCNICAS E MATERIAIS DA PINTURA
(Hist√≥ria, origens, caracter√≠sticas, propriedades e aplica√ß√Ķes)
CONTE√öDO PROGRAM√ĀTICO:
2
1. Os suportes tradicionais da pintura no decorrer da história:
2. Pigmentos para uso na pintura ‚Äď Hist√≥ria, origens, caracter√≠sticas, propriedades e
aplica√ß√Ķes.
3. Os suportes alternativos da pintura contempor√Ęnea
4. As t√©cnicas alternativas da pintura contempor√Ęnea (t√©cnicas mistas e colagens)
CONSERVAÇÃO
1. Ciência da Conservação: Conceitos e Fundamentos Gerais
· Interpretar teorias de conservação e restauração e aplicá-las na prática;
· Empreender individualmente e ou coletivamente tarefas e projetos de preservação,
conservação e restauração;
· Atuar com equipes multidisciplinares que lidam diretamente na preservação de bens
culturais;
2. Conservação Preventiva:
3. Técnicas de Expografia:
EXAMES PRELIMINARES E DOCUMENTA√á√ÉO FOTOGR√ĀFICA
· Fotografia como registro para documentação de restauro e conservação
· Documentação fotográfica para elaboração de laudos;
Análises e documentação de obras para a restauração:
· Exame Organoléptico.
· Análises de laboratório РFísica e Química.
· RX, infravermelho, estratigrafia.
· Coletar amostras.
1. Documenta√ß√£o das observa√ß√Ķes e diagn√≥stico sobre a hist√≥ria material da obra e as
causas das poss√≠veis altera√ß√Ķes
2. Relatórios de intervenção e documentação dos procedimentos adotados.
3. Elaborar propostas de intervenção após análise técnica da obra de arte.
PLANEJAMENTO
Cronograma
¬∑ Atualiza√ß√Ķes;
· Controle de qualidade;
· Representando os órgãos de preservação e o cliente;
· Estruturando um projeto;
· Estruturando uma obra.
Dimensionando uma equipe
· Definição e estudo de prazos de obra.
· Definindo líderes e responsabilidades;
· Gestão de profissionais.
Gerenciamento
¬∑ Integrando a√ß√Ķes;
· Planejamento e gestão técnica;
· Análise de custos;
¬∑ Licita√ß√Ķes e concorr√™ncias p√ļblicas e/ou privadas.
ATELIÊ
· Infraestrutura de mobilização da obra e seus processos;
· Infraestrutura básica;
· Proteção e segurança funcional.
3
√ČTICA E LEGISLA√á√ÉO PARA RESTAURA√á√ÉO
I-√Čtica na Conserva√ß√£o e Restaura√ß√£o de Bens Culturais
1. √Čtica na Restaura√ß√£o
2. Respeitar integralmente o objeto de estudo no contexto sócio cultural em que se encontra,
enfatizando os aspectos históricos e estéticos que este objeto representa para a
sociedade.
3. Contribuir para a forma√ß√£o de uma consci√™ncia social que valorize o patrim√īnio cultural e o
preserve para as gera√ß√Ķes futuras;
4. Refletir sobre os valores de ética e cidadania, sobre o significado, a valorização e a
identifica√ß√£o do Patrim√īnio Cultural e sua import√Ęncia nas rela√ß√Ķes sociais e no
desenvolvimento da humanidade;
5. Compreender a atuação ética do profissional desta área, para sua futura atuação no
mercado de trabalho;
6. Conhecer princípios e valores éticos;
II- Legisla√ß√£o Sobre Patrim√īnio Cultural, Conserva√ß√£o E Restaura√ß√£o
1. Aplicar normas e leis pertinentes ou que regulamentem atividades da √°rea, como as
refer√™ncias a direitos autorais, patentes, sa√ļde e seguran√ßa no trabalho.
2. Utilizar de forma ética e adequada, as possibilidades oferecidas por leis de incentivo fiscal
à produção na área;
3. Conhecer e aplicar a legislação relativa à preservação de bens culturais;
4. Conhecer a legislação que envolve a produção artística, os acervos e os documentos;
5. Legislação aplicada à analise técnica para a realização de relatórios;
6. Legisla√ß√£o do Patrim√īnio Cultural: Hist√≥ria da legisla√ß√£o brasileira.
7. As cartas patrimoniais.
8. Os órgãos de preservação Federal, Estadual e Municipal e seus instrumentos de
preservação;
9. Recursos Humanos: do faxineiro ao diretor do museu.
10. A INTERPOL- Falsificação.
RESTAURAÇÃO EM PINTURA DE CAVALETE
1-Técnicas de restauro de obras em pintura de cavalete (Exercícios práticos):
RESTAURAÇÃO DE:
· Pintura sobre painéis (madeira e papelão)
· Pintura sobre telas (Lona, linho e outros tecidos com chassi)
¬∑ Pintura sobre suportes alternativos contempor√Ęneos
CONTE√öDO PROGRAM√ĀTICO:
1. Tratamentos gerais preliminares:
2. Técnicas de restauração de pintura sobre suportes móveis tais como painéis de madeira,
telas entre outros materiais possíveis:
3. Tratamentos do suporte de madeira e outros suportes bidimensionias tais como tecido
utilizados para pintura.
4. Tratamento da camada pictórica



A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_snbk34s1gc3k0q0fc0p7kr06t1, O_RDWR) failed: No such file or directory (2)

Filename: Unknown

Line Number: 0

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session)

Filename: Unknown

Line Number: 0