(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Cursos Outros Cursos Curso da Lingua Internacional Esperanto

Curso da Lingua Internacional Esperanto

CURSO DA LÍNGUA INTERNACIONAL ESPERANTO

O Esperanto é uma língua Internacional Neutra, que vem sendo disseminada no mundo com o apoio da UNESCO e de inúmeros organismos internacionais. Por quê? Porque o mundo precisa se entender e o Esperanto é uma língua neutra, que não pertence a nenhum país ou povo e por isso não carrega estigmas de ódio causados por guerras ou disputas inerentes a lutas pelo poder. O Esperanto é reconhecido mundialmente como a língua da aproximação entre os povos.

O Esperanto é a melhor ferramenta linguística para a proteção da diversidade linguística e cultural de um mundo que intensificou sua globalização com a revolução das telecomunicações. O Esperanto não substitui e não se impõe: caminha junto das culturas locais, abrindo-lhes canal de expressão entre os povos. O Esperanto é reconhecido como a melhor ferramenta para a democracia linguística nas relações internacionais, porque sua neutralidade e facilidade a coloca à disposição de todos e coloca todos em pé de igualdade à mesa das nações.

Além disso, a Língua Internacional Esperanto é uma língua propedêutica, ou seja, é facilitadora do aprendizado de línguas.

E não para aí: o Esperanto é muito mais fácil de se aprender que qualquer língua nacional. Sobre sua facilidade, o diretor da Faculdade de Línguas da Universidade de Sidney, Austrália, Alex McAndrew, obteve com metodologia científica os seguintes comparativos: para o mesmo grau de aquisição conseguido com 100 horas de estudo do Esperanto, seriam necessárias 600 horas de estudo de Francês, de Italiano, de Espanhol, de Português, de Alemão e de Escandinavo. O Grego demandaria 800 horas, o Russo, 1100 horas, o Árabe, 1500 horas, o Chinês oficial (chamado por aqui de Mandarim) e o Japonês demandariam 2200 horas. Novamente: para o mesmo grau de aquisição da língua conseguido com apenas 100 horas de estudo do Esperanto.

Com apenas 130 anos de existência, a Língua Internacional Esperanto está presente hoje em quase todo o planeta. Embora a ONU registre 193 países, existem outros que não pertencem àquela organização. A empresa de cartões de crédito VISA, por exemplo, emite mensalmente faturas em 249 países. Um levantamento feito até 11 de dezembro de 2010, demonstrou a presença do Esperanto em 242 países do mundo. O espalhamento da Língua Internacional Neutra tem hoje abrangência planetária ímpar.

O Esperanto é uma língua em plena atividade. Para que se tenha uma ideia, a Google oferece seus serviços de busca também em Esperanto e seu tradutor traduz de e para o Esperanto. A rede social Facebook oferece seus serviços em Esperanto, de forma que sua página pessoal pode figurar na língua internacional. Assim como o navegador Mozilla Firefox. A plataforma Windows possui caracteres para o Esperanto, de forma que é possível escrever na língua internacional em todos os seus programas. O sistema operacional Linux também tem versão na língua internacional e o OpenOffice pode ser configurado para essa língua oferecendo corretor ortográfico em Esperanto. A Wikipedia em Esperanto (https://eo.wikipedia.org) apresenta hoje 237 mil artigos na língua neutra internacional, traduzidos ou escritos por quem fala a língua.

Na China o Esperanto é ensinado em várias escolas de ensino básico como matéria opcional e em algumas universidades do país existem cursos de pós-graduação em Esperanto e esperantologia. O que também existe em algumas Universidades pelo mundo. Universidades de muitos países, inclusive do Brasil, oferecem cursos livres de Esperanto. Na Hungria o Esperanto já é matéria opcional nos exames de admissão em cursos superiores (vestibulares) desde o ano 2000, e é uma das quatro opções mais escolhidas pelos candidatos.

Esses são apenas alguns dados do que é a língua neutra internacional nos dias de hoje. Há muito mais para descobrir.

Então, saia da caixinha, amplie seus horizontes: venha aprender Esperanto!

……………………………………….

SOBRE O CURSO

O curso da Língua Internacional Esperanto será oferecido em quatro módulos de um semestre letivo cada e está planejado em conformidade com o “Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação”. Esse quadro de referência, um dentre vários existentes no mundo, vem sendo adotado na maioria dos cursos de línguas no Brasil, tanto em escolas de línguas quanto em universidades como a PUC e USP, por exemplo, além de estar vigendo nos países da União Europeia. Um quadro de referência propõe níveis para cursos de línguas e estabelece o nível de conhecimento pretendido para cada nível, sem determinar método ou metodologia de ensino.

OBJETIVOS EM CADA MÓDULO

MÓDULO I

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode se comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Tornar o aluno capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
MÓDULO II

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e padronizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.). Tornar o aluno capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Tornar o aluno capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade e à vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.
MÓDULO III

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. Tornar o aluno capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
MÓDULO IV

Objetivo:
Tornar o aluno capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade e à vontade com falantes plenos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.

O curso da Língua Internacional Esperanto será ministrado e certificado em parceria com a Câmara Brasileira da Língua Internacional Esperanto.