A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start() [function.session-start]: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_iova3vc8ta8qps9t48v944tou1, O_RDWR) failed: Arquivo ou diretůrio n„o encontrado (2)

Filename: controllers/controller.php

Line Number: 8

História do Ipiranga - Templo da Arte

(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

A Escola História do Ipiranga

História do Ipiranga

A hist√≥ria do Ipiranga, desde o in√≠cio, est√° associada aos deslocamentos entre a capital e o litoral paulista. Devido ao posicionamento geogr√°fico, a regi√£o era passagem obrigat√≥ria daqueles que, vindo do n√ļcleo central da cidade, se dirigiam aos caminhos que permitiriam cruzar a serra do mar em dire√ß√£o √† baixada santista.

Isso fez com que o bairro entrasse para a História do Brasil ao se tornar cenário do evento em que Dom Pedro I, vindo de uma de suas andanças pela cidade de Santos, decide proclamar a independência do Brasil em uma de suas paradas às margens do riacho do Ipiranga. O episódio ficou registrado no famoso quadro de Pedro Américo e na letra do Hino Nacional Brasileiro.

Posteriormente, a inauguração da Estrada de ferro Santos Jundiaí, em 1867, permitiu que a região, até então um lugarejo nos arrabaldes da cidade de São Paulo, se integrasse definitivamente à malha da cidade.

Também por causa da ferrovia o Ipiranga começou a ser caracterizado como um bairro industrial, já que muitas fábricas aproveitavam as facilidades proporcionadas pela proximidade com os trilhos que ligavam a cidade tanto com o litoral como com o interior para se estabelecerem na região.

A regi√£o pr√≥xima ao Rio Tamanduate√≠ era t√£o caracterizada pelas ind√ļstrias, que os bondes e √īnibus que para l√° se dirigiam tinham no letreiro o t√≠tulo F√°brica.

Em 1947, a inaugura√ß√£o da Rodovia Anchieta s√≥ viria refor√ßar essa voca√ß√£o, trazendo uma nova leva de ind√ļstrias para a regi√£o.

Paralelamente, a Rua Bom Pastore Avenida Dom Pedro I, ficaram caracterizadas por casar√Ķes de fam√≠lias abastadas e pela classe m√©dia que trabalhava nas f√°bricas ou em outros bairros de S√£o Paulo. Enquanto isso, na Avenida Nazar√©, que corria ao longo do topo da colina do Ipiranga, institui√ß√Ķes de ensino ou caridade ligadas √† igreja cat√≥lica, despontavam ocupando parte do espa√ßo.

A partir dos anos 70, por motivos principalmente econ√īmicos, o Ipiranga come√ßou a perder essas ind√ļstrias para outras regi√Ķes e outras cidades. Os espa√ßos vacantes passaram a ser gradualmente ocupados por com√©rcio, servi√ßos e, mais recentemente, por grandes empreendimentos residenciais.



A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_iova3vc8ta8qps9t48v944tou1, O_RDWR) failed: No such file or directory (2)

Filename: Unknown

Line Number: 0

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session)

Filename: Unknown

Line Number: 0