(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Notícias Mostra comemora centenário de Tomie Ohtake

10/02/13 - Mostra comemora centenário de Tomie Ohtake

Para comemorar o centenário da artista que dá nome ao instituto, o Tomie Ohtake prepara três exposições para 2013. A primeira delas tem abertura nesta quarta (6), às 20h.

“Corrêspondências” mostra aproximação e contraposição entre a sua produção desde 1956 até 2013, com intersecções entre os campos de interesse, como a cor, o gesto e a textura.

É possível fazer comparações na técnica da artista como, por exemplo, a curvatura do gesto que em telas abstratas da década de 1950 anunciava indícios de circularidade e que culminaram no círculo completo nas obras das últimas três décadas.

Além da produção de Tomie, há ainda obras de artistas contemporâneos, como Mira Schendel, Hércules Barsotti, Lia Chaia, Cildo Meireles , entre outros, com as quais a mostra também faz correspondências.

A exposição tem curadoria de Agnaldo Farias e Paulo Miyada

Em agosto, os estudos de Tomie, com desenhos, projetos de esculturas e colagens, serão tema da segunda mostra comemorativa. Já em novembro, mês que a artista completa 100 anos, o Instituto inaugura a exposição, “Gesto e Razão Geométrica”.

Fora do instituto, na Galeria Nara Roesler, será inaugurada no dia 23 de fevereiro uma mostra individual apresentando esculturas recentes de Tomie e sua nova série de pinturas.

Serviço
“Tomie Ohtake – Correspondências”
Quando: abertura para convidados em 6 de fevereiro, às 20h. Até 24 de março.
De terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés, 88), Pinheiros
Quanto: entrada franca
Mais informações: (11) 2245-1900

FONTE: GUIA UOL