(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Notícias Mulher assume direção do Masp pela primeira vez na história do museu

01/03/13 - Mulher assume direção do Masp pela primeira vez na história do museu

A partir desta sexta (dia 1°), o Museu de Arte de São Paulo passa a ser dirigido pela colecionadora Beatriz Pimenta Camargo. Ela assume o cargo aos 81 anos em substituição a João da Cruz Vicente de Azevedo.

A escolha de Pimenta Camargo aconteceu nesta quinta (dia 28), seguindo o cronograma que prevê eleições de dois em dois anos. Participam da votação 40 dos 62 associados do Masp.

Representante de chapa única desta eleição, ela será a primeira mulher a presidir a instituição. Seu mandato prossegue até 2015. Ela já integrava a direção do museu deste o final dos anos 1990 e foi vice-presidente do museu na gestão de Azevedo.

“Entre as minhas prioridades está a conclusão da obra do prédio anexo ao museu e a aquisição de novas obras”, disse à Folha na manhã desta sexta (1º). “Vou assumir com cautela. Acho que o tempo é que vai mostrar as necessidades do museu, o que deve e o que não deve ser feito. Mas minha intenção é dar continuidade aos projetos da gestão anterior.”

Colecionadora de arte, Beatriz Pimenta Camargo faz parte do conselho internacional do MoMA, de Nova York, integra outras instituições brasileiras como a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e a Fundação Bienal, em São Paulo, e o Museu do Oratório, de Ouro Preto (MG).

A nova gestão contará com Antonio Carlos Lima Noronha (vice-presidente), Luiz Pereira Barretto (secretário-geral), Pedro Antonio Galvão Cury (tesoureiro), Renato Tavares de Magalhães Gouvêa (biblioteca), Carlos Roberto de Abreu Sodré, Gilda Figueiredo Ferraz de Andrade, Luiz de Camargo Aranha Neto, Roberto Aluísio Paranhos do Rio Branco e Silvio Tini de Araujo.

FONTE:FOLHA DE SÃO PAULO ILUSTRADA