(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Notícias Catedral de Notre Dame, em Paris, inaugura novos sinos

25/03/13 - Catedral de Notre Dame, em Paris, inaugura novos sinos

Paris – A catedral de Notre Dame de Paris inaugurou neste sábado seus novos sinos, em meio às comemorações pelo 850º aniversário de sua construção, em um recital presidido pelo arcebispo da capital francesa, André Vingt-Trois.

Às vésperas do domingo de Ramos, e com a presença da ministra da Cultura, Aurélie Filippetti, do prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, e do núncio (mensageiro) apostólico na França, Luigi Ventura, os sinos soaram em um ato fechado ao público no interior da catedral.

Assim foi inaugurado o novo conjunto de sinos do templo, composto de dois sinos na torre sul, oito na torre norte e outros três na nave central.

Com a nova configuração, a catedral recuperou o som dos sinos que tocaram até o século XVIII, quando os antigos sinos foram fundidos, durante a Revolução Francesa, para serem forjados canhões.

O jogo de sinos permite “uma maior diversidade de motivos (trechos melódicos), que alia elementos do passado com outros contemporâneos”, segundo funcionários da catedral em comunicado.

Os nove novos sinos foram recebidos em 31 de janeiro e benzidos dois dias depois.

Os instrumentos têm, além disso, a bênção do papa emérito, Bento XVI, e do atual, Francisco, por um pedido pessoal do monsenhor Vingt-Trois.

Durante três semanas, os sinos foram expostos na nave central da igreja de Notre Dame, até serem içados aos campanários.

Mais de 1 milhão de visitantes puderam contemplar, nesse período, os detalhes da decoração dos artefatos.

O projeto de renovação dos sinos da catedral parisiense é avaliado em 2 milhões de euros, e foi financiado por doações particulares.