(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Notícias Daniel Melim cria painel político no Memorial da Resistência

15/05/13 - Daniel Melim cria painel político no Memorial da Resistência

Grafite feito em parceria com outros três artistas será entregue no domingo (19) da Virada Cultural

Enquanto há luz do sol, Daniel Melim não descansa. Sob encomenda do Memorial da Resistência, o artista paulista tem até domingo (19) para grafitar um mural do lado de fora do prédio da Estação Pinacoteca, onde fica o museu. A poucos metros dali está uma de suas obras mais famosas na cidade, o Mural da Luz.

A ideia, segundo ele, é estabelecer um diálogo entre arte e política. O museu, que se dedica a preservar as memórias da resistência e da repressão política do Brasil republicano, ocupa a parte do prédio onde funcionou o Deops/SP (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo) entre 1940 e 1983 –as celas, inclusive, continuam intactas.

Para compor o painel de 20 por 5 metros, posicionado na área do estacionamento, ele convidou outros artistas: a dupla B-47, formada por Tiago Gasques (FRG) e Denis (DME), e Ignore, codinome de Pedro Sussumu. “Vemos tantos escândalos políticos, problemas de segurança pública, por aí. Vamos representar a forma como enxergamos a resistência no país atualmente”, conta Melim, que esboçou um homem com uma camiseta enrolada na cabeça. “Cada um de nós é de um universo, mas os trabalhos vão se interligar de alguma forma. O FRG, por exemplo, vai mais para a abstração, e o Pedro, para o realismo.”

Assim que entregar a obra, Melim, que é artista da choque cultural, uma das principais galerias de arte urbana da cidade, parte para uma residência artística em Londres. Ele fará intervenções no South Bank, complexo cultural à beira do rio Tâmisa.

FONTE: GUI VEJA SÃO PAULO