(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Notícias Após denúncia de tráfico de drogas, exposição fecha centro de visitas no vão do Masp

17/11/13 - Após denúncia de tráfico de drogas, exposição fecha centro de visitas no vão do Masp

Organizadora da exposição itinerante do fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand no Brasil, a empresa Bonfilm desmontou o centro de visitantes da mostra no vão-livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), devido ao assédio de moradores de rua e de usuários de drogas que frequentam o local.

A empresa descartou mantê-lo no vão-livre, onde a movimentação de usuários de droga se tornu preocupante, conforme a direção do museu relatou à Folha na semana passada.

Além da presença dos usuários de drogas, a coordenação da mostra afirma que visitantes e monitores eram diariamente coagidos por moradores de rua que perambulam na região.

O centro era a referência para visitantes pedirem informações e visitas guiadas pela mostra “A Terra Vista do Céu”, que conta com 130 fotos tiradas de helicópteros e balões. As imagens estão espalhadas pela área aberta do Masp e ao redor do parque Trianon.

Fotógrafo e ativista ambiental, Arthus-Bertrand faz questão de expor suas fotografias ao ar livre, em espaços de grande circulação de público. O intuito é surpreender as pessoas em seu cotidiano e fazer as imagens interagirem com a paisagem da cidade.

Montada inicialmente em Paris, na França, a mostra rodou 110 países em 13 anos. No Brasil, já foi apresentada em Brasília, Belo Horizonte e no Rio, sem qualquer ocorrência.

Em São Paulo, além da desmontagem do estande central, a exposição também cancelou as visitas escolares agendadas, devido à insegurança.

Apesar de limitarem as atividades da mostra, suas imagens continuarão expostas até 15 de dezembro de 2013, com visitação gratuita.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO- COTIDIANO