(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Professores Profª Drª Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima

Profª Drª Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima

Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima

possui graduação em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1994) , especialização em Museu, Educacao e Artes pela Universidade de São Paulo (2004) , mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2009) . Atualmente é Especialista Superior em Documentação Museal do Instituto de Estudos Brasileiros e Membro do ICOM – BR do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Tem experiência na área de Artes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Contemporanea, Grupo Fluxus, Historia da Arte, Museu de Arte, Arte Pós-Moderna.
(Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Dados pessoais

Nome Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima
Nome em citações bibliográficas LIMA, A. P. F. C.

Formação acadêmica/Titulação

2005 – 2009 Doutorado em História (Conceito CAPES 7) .
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Fluxus em Museus: Museus em Fluxus, Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico .
Palavras-chave: Arte Contemporanea; Grupo Fluxus; Historia da Arte; Museu de Arte; Arte Pós-Moderna.
1999 – 2002 Mestrado em Comunicação e Semiótica (Conceito CAPES 4) .
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Efemera Permanencia. Um experimento na comunicação entre o artista e o museu, Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Ana Cristina Gonçalves Rocco Pereira de Almeida.
Palavras-chave: Arte Contemporanea; Historia da Arte; Museu de Arte; Arte Pós-Moderna; Processo Criativo; Material Efemero.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2003 – 2004 Especialização em Museu, Educacao e Artes . (Carga Horária: 825h).
Universidade de São Paulo.
Título: Matrizes vivas: a edição póstuma como possibilidade de salvaguarda e divulgação de acervos gráficos.
Orientador: Marilucia Bottallo.
1990 – 1994 Graduação em Licenciatura Plena em Artes Plásticas .
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Título: Peccatus.
Orientador: Nelson Leirner; Nicolas Wlavianos; Mario Ishikawa; etc..

Formação complementar

2005 – 2005 Extensão universitária em Arte na América Latina. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 – 2005 IEB0101 – Paleografia 1. (Carga horária: 45h).
Instituto de Estudos Brasileiros.
2002 – 2002 Elaboração de Projetos na Área Cultural.
Federação Brasileira de Associações de Biblitoecários, Cientistas da Inform.
2001 – 2001 Access 2000 Básico. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – RS.
1999 – 1999 Curso de História da Arte: módulo Arte Indígena.
Museu de Arte de Sao Paulo, MASP, Brasil.
1999 – 1999 IEB0103 – A arte brasileira no entre-guerras. (Carga horária: 45h).
Instituto de Estudos Brasileiros.
1998 – 1998 Limpeza Mecânica de Material de Coleções. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.
1998 – 1998 Limpeza Mecânica de Material de Coleções II. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.
1995 – 1995 Extensão universitária em Goeldi. (Carga horária: 18h).
Instituto de Estudos Brasileiros.
1995 – 1995 Objetos e Simbolos. (Carga horária: 42h).
Oficina Cultural Oswald de Andrade.
1994 – 1994 Monitoria para 22ª BISP.
Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL*, Brasil.
1993 – 1993 Extensão universitária em Mário de Andrade:vertentes. (Carga horária: 24h).
Instituto de Estudos Brasileiros.
1992 – 1992 Extensão universitária em O Modernismo Brasileiro. (Carga horária: 32h).
Instituto de Estudos Brasileiros.
1990 – 1990 Design de Jóias. (Carga horária: 35h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

Atuação profissional

Conselho Internacional de Museus (ICOM), Brasil.
Vínculo institucional
2004 – Atual Vínculo: Membro do ICOM – BR, Enquadramento Funcional: Membro do ICOM – BR, Carga horária: 0
Outras informações Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM – BR) desde 2004.
Atividades
10/2004 – Atual Conselhos, Comissões e Consultoria, ICOM – BR, .
Cargo ou função
Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM – BR) desde 2004..
Instituto de Estudos Brasileiros, IEB – USP, Brasil.
Vínculo institucional
1998 – Atual Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista Superior em Documentação Museal, Carga horária: 40
Atividades
04/1998 – Atual Serviços técnicos especializados , Coleção de Artes Visuais do IEB – USP, .
Serviço realizado
Especialista em Documentação Museológica.
04/2005 – 06/2005 Outras atividades técnico-científicas , Coleção de Artes Visuais do IEB – USP, .
Atividade realizada
Coordenação de Bolsa VITAE de Apoio a Museus Arquivo Waldisa Rússio: documentação e comunicação , abril e junho 2005..
08/2004 – 06/2005 Outras atividades técnico-científicas , Coleção de Artes Visuais do IEB – USP, .
Atividade realizada
Coordenação de Bolsa VITAE de Apoio a Museus Restauração de Pinturas a óleo da Coleção de Artes Visuais do IEB USP , agosto 2004 a junho 2005.
04/2001 – 06/2005 Direção e administração, Coleção de Artes Visuais do IEB – USP, .
Cargo ou função
Supervisora da Coleção de Artes Visuais do IEB – USP entre 2001 a 2005..
02/2001 – 06/2005 Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Serviço de Apoio (CSA) do IEB – USP, .
Cargo ou função
Membro do Colegiado Técnico (CSA) do IEB – USP entre 2001 a 2005, ocupando presidência nas gestões iniciadas em 2001 e 2005..
03/2000 – 02/2002 Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo do IEB – USP, .
Cargo ou função
Membro do Conselho Deliberativo do IEB – USP durante biênio 2000 – 2002..
06/1999 – 02/2001 Serviços técnicos especializados , Coleção de Artes Visuais do IEB – USP, .
Serviço realizado
Encarregada do setor de Artes Visuais (Coleção de Artes Visuais do IEB USP), jun. 1999 a fev. 2001..
01/1999 – 01/2000 Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Serviço de Apoio (CSA) do IEB – USP, .
Cargo ou função
Presidência no Colegiado Técnico (CSA) do IEB – USP na gestão de 1999..
06/1995 – 12/1995 Extensão universitária , Pesquisa em Artes pelo IEB – USP, .
Atividade de extensão realizada
Organização dos eventos comemorativos do Centenário de Oswaldo Goeldi supervisionados pela Profa. Dra. Mayra Laudanna, incluindo Curso de Extensão Universitária e exposições no IEB – USP e FAAP, São Paulo, 1995..
04/1992 – 03/1993 Estágios , Pesquisa em Artes pelo IEB – USP, .
Estágio realizado
Estágio pela FUNDAP (SP) junto a Pesquisa em Artes do IEB- USP com supervisão da Profa. Dra. Marta Rossetti Batista..
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UNICAMP – SP), IFCH – UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional
2007 – 2007 Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações Estágio Docente pela Disciplina HH726A Tópicos Especiais em História da Arte XXVI Transformações artísticas da década de 1960 para Graduação do IFCH UNICAMP, Campinas, mar. a jul. 2007.
Vínculo institucional
2006 – 2006 Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações Estágio Docente pela Disciplina HH719A Tópicos Especiais em História da Arte XIX Movimentos artísticos de 1945 a 1980 para Graduação do IFCH UNICAMP, Campinas, ago. a dez.2006.
Atividades
03/2007 – 07/2007 Estágios , IFCH – UNICAMP, .
Estágio realizado
Estágio Docente pela Disciplina HH726A Tópicos Especiais em História da Arte XXVI Transformações artísticas da década de 1960 para Graduação do IFCH UNICAMP, Campinas, mar. a jul. 2007..
08/2006 – 12/2006 Estágios , IFCH – UNICAMP, .
Estágio realizado
Estágio Docente pela Disciplina HH719A Tópicos Especiais em História da Arte XIX Movimentos artísticos de 1945 a 1980 para Graduação do IFCH UNICAMP, Campinas, ago. a dez.2006..
Museu Lasar Segall (São Paulo), Brasil.
Vínculo institucional
2004 – 2004 Vínculo: Estágio Técnico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações Estágio no setor de Museologia do Museu Lasar Segall (São Paulo) supervisionado por Pierina Camargo e Rosa Esteves, 2004.
Atividades
02/2004 – 04/2004 Estágios , Museu Lasar Segall, .
Estágio realizado
Estágio junto ao Setor de Museologia do Museu Lasar Segall (São Paulo) supervisionado por Pierina Camargo e Rosa Esteves, 2004..
Museu de Arte de Sao Paulo, MASP, Brasil.
Vínculo institucional
2004 – 2004 Vínculo: Estágio Técnico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações Estágio Técnico supervisionado junto ao Setor de Museologia do MASP (São Paulo), 2004.
Atividades
03/2004 – 04/2004 Estágios , MASP, .
Estágio realizado
Estágio Técnico supervisionado junto ao Setor de Museologia do MASP (São Paulo), 2004..
Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.
Vínculo institucional
2004 – 2004 Vínculo: Estágio Técnico, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações Estágio Técnico em Museologia junto ao Gabinete de Gravura do MNBA supervisionado por Laura Abreu, 2004.
Atividades
01/2004 – 01/2004 Estágios , Gabinete de Gravura do MNBA, .
Estágio realizado
Estágio Técnico em Museologia no Gabinete de Gravura do MNBA (Rio de Janeiro – RJ) supervisionado por Laura Abreu, 2004..
Fundação Estudar e Fundação Rank-Packard, FE, Brasil.
Vínculo institucional
1997 – 1999 Vínculo: Técnico em Preservação Museal, Enquadramento Funcional: Funcionário Técnico, Carga horária: 10
Outras informações Técnica responsável pela preservação museológica para a “Coleção Brasiliana” da Fundação Estudar/ Fundação Rank-Packard (São Paulo) em comodato no Museu Maria Luiza e Oscar Americano, 1997 a 1999.
Atividades
10/1997 – 03/1999 Serviços técnicos especializados , Coleção Brasiliana da Fundação Estudar e Fundação Rank-Packard, .
Serviço realizado
Técnica responsável pela preservação museológica para a “Coleção Brasiliana” da Fundação Estudar/ Fundação Rank-Packard (São Paulo) em comodato no Museu Maria Luiza e Oscar Americano, 1997 a 1999..
Fundação Bienal de São Paulo, BIENAL*, Brasil.
Vínculo institucional
1994 – 1994 Vínculo: Estágio no setor educativo, Enquadramento Funcional: Educador temporário, Carga horária: 20
Outras informações Monitoria para a “XXII Bienal Internacional de São Paulo” com supervisão de Nazaré Pacheco e Carlos Uchôa, São Paulo, 1994.
Atividades
08/1994 – 12/1994 Estágios , XII Bienal Internacional de São Paulo (FBISP – SP), .
Estágio realizado
Estágio em monitoria para a XII Bienal Internacional de São Paulo com supervisão de Nazaré Pacheco e Carlos Uchôa..
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional
1992 – 1992 Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Corpo Discente, Carga horária: 4
Outras informações Monitoria junto ao setor de gravura da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP supervisionada pelo Prof.Herman Tacasey, São Paulo, 1992.
Atividades
03/1992 – 12/1992 Estágios , Faculdade de Artes Plásticas da FAAP – SP, .
Estágio realizado
Estágio no ateliê de Gravura da Faculdade de Artes Plásticas (FAAP – SP) com supervisão do Prof. Herman Tacasey, 1992..

Áreas de atuação

1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
4. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
5. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Idiomas

Inglês Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Prêmios e títulos

2007 Prêmio Aquisição pelo “13º Salão de Pequenos Formatos da UNAMA”, Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém – PA.
2003 Bolsa USP para a “Terceira Turma do Curso de Especialização em Museologia do MAE”, Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, São Paulo – SP.
2002 Bolsa World Foundation/ VITAE para participar no Heritage Conservation in South America. Challenges and Solutions , Pinacoteca do Estado de São Paulo – SP, World Foundation/ VITAE.
1996 Menção honrosa no Concurso de Artes Plásticas Contemporâneas do projeto “Em torno de Zumbi”, Estação Ciência e Museu de Arte Contemporânea – USP.
1996 Bolsa de Artes VITAE, Fundação VITAE, São Paulo – SP.
1992 Prêmio Aquisição na XXIV Anual de Artes da FAAP, Museu de Arte Brasileira, FAAP/ São Paulo.
1992 Prêmio Aquisição Tigre de Pintura na XXIV Anual de Artes, FAAP, Empresa Tigre.

Produção em C,T & A

Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos
1. LIMA, A. P. F. C. . ‘fluxuSemuseuSemfluxus’: exposiçoes-experiência. Palindromo, v. 1, p. 133-156, 2009.
2. LIMA, A. P. F. C. . Carta a Marta Rossetti. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. n.45, p. 285-286, 2007.
Livros publicados/organizados ou edições
1. LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando ; MELIM, Regina ; DUARTE, Oriana ; BRUSCKY, Paulo ; ZANINI, Walter ; FRIEDMAN, Ken ; RAMIRO, Mario ; COSTA, Tadeu ; FREIRE, Cristina ; PALUMBO, Renato . JÁ! Emergências Contemporâneas.. 1. ed. Belém: UFPA, 2009. v. 1. 208 p.
Textos em jornais de notícias/revistas
1. LIMA, A. P. F. C. . Carta a Marta Rossetti. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo – USP, p. 285 – 286, 15 set. 2007.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. LIMA, A. P. F. C. . Potencializando-se em sementes para memória: a produção de Fluxus em coleções e museus. In: Aica Congress 2007, 2009, São Paulo. Aica Congress 2007: Proceedings. São Paulo : SESC SP, 2009. p. 478-496.
2. LIMA, A. P. F. C. . “Somos guardadores de conteinêres”…ou uma reflexão museológica por meio de Fluxus. In: XVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2008, Florianópolis. Anais do 17º Encontro Nacional da ANPAP. Florianópolis, 2008.
3. LIMA, A. P. F. C. . Arte e Vida podem ser elementos simultaneamente congruentes aos Museus? A efemeridade artística contida na produção de Daniel Spoerri como paradoxo positivo.. In: Congresso Internacional Arte e Novas Tecnologias. PGEHA – USP, 2007, São Paulo. Anais do I Congresso Internacional Arte e Novas Tecnologias, 2007.
4. LIMA, A. P. F. C. . Arte e Vida podem ser elementos simultaneamente congruentes aos museus? A efemeridade artística contida na produção de Daniel Spoerri como paradoxo positivo. In: Congresso Internacional em Artes e Novas Tecnololgias (CIANTEC), 2007, São Paulo. Caminhos das artes para o século XXI. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da USP, 2007. p. 169-172.
5. LIMA, A. P. F. C. . Curadoria da “Rua Fluxus” na 17Bienal Internacional de São Paulo (1983): Walter Zanini e Dick Higgins.. In: XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2006, São Paulo. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.. Belo Horizonte : C/ Arte, 2006. p. 206-216.
6. LIMA, A. P. F. C. . Entre matéria e energia: a produção de Fluxus.. In: III Simposio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Anais do Simposio Nacional de História Cultural – Mundos da Imagem: Do Texto ao Visual. Florianópolis : ANPUH-SC/Clicdata Multimidia, 2006. p. 318-324.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1. LIMA, A. P. F. C. . FILE antes do FILE. FILE before FILE.. In: FILE SYMPOSIUM 2007 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, 2007, São Paulo. FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. Geomatriz., 2007.
Resumos publicados em anais de congressos
1. LIMA, A. P. F. C. . Potencializando-se em sementes para memória: a produção de Fluxus em coleções e museus.. In: XLI Congresso da AICA – Associação Internacional dos Críticos de Arte, 2007, São Paulo. XLI Congresso Mundial da AICA. A Institucionalização da Arte Contemporânea: a crítica de arte, os museus, as bienais, o mercado de arte.. São Paulo, 2007.
2. LIMA, A. P. F. C. . “Um amplo aquário com peixes não identificados, nadando livremente …ou pensando Fluxus em exposições e acervos.. In: VI Semana de Museus da USP., 2007, São Paulo. VI Semana de Museus da USP. Museus Hoje. Desafios da Contemporaneidade.. São Paulo, 2007.
3. LIMA, A. P. F. C. . Arte e Vida de mãos dadas: Percepção e Criação em Fluxus.. In: II Colóquio de Psicologia da Arte., 2007, São Paulo. II Coloquio de Psicologia da Arte. ‘A correspondência das artes e a unidade dos sentidos.’. São Paulo, 2007.
4. LIMA, A. P. F. C. . O Restaurante Spoerri: pratos, talheres e copos como artifícios da memória. In: III Forum de Pesquisa em Arte. Arte, Hibridismo e Interculturalidade, 2006, Belém. III Forum de Pesquisa em Arte. Arte, Hibridismo e Interculturalidade. Resumos. Belém, 2006.
5. LIMA, A. P. F. C. . Entre matéria e energia: a produção de Fluxus.. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. III Simpósio Nacional de História Cultural. Mundos da Imagem: do texto ao visual. Florianópolis, 2006. p. 156-156.
Apresentações de Trabalho
1. LIMA, A. P. F. C. . Fluxus nos Museus. Museus em Fluxus.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Demais tipos de produção bibliográfica
1. LIMA, A. P. F. C. . Tudo pelo Ben. Florianopolis: Parentesis, 2009 (Livro participante do Projeto “Conversas” de Regina Melim).
2. LIMA, A. P. F. C. ; Vautier, Ben ; BANDIERI, Amadeu Sergio . Tudo pelo Ben. Florianopolis: Parentesis, 2009. (Tradução/Artigo).
3. Kac, Eduardo ; LIMA, A. P. F. C. ; BANDIERI, Amadeu Sergio . Contra Gravitropismo: arte e alegrias de levitação.. Belém: UFPA, 2009. (Tradução/Artigo).
4. MELIM, Regina ; LIMA, A. P. F. C. . Amor/ Love: Leve com você/ Take with you – FRAGIL/ FRAGILE. Florianópolis: Nauemblu/ Parentesis, 2007 (Exposição Portátil).
5. MELIM, Regina ; LIMA, A. P. F. C. . PF: Para Fazer – SEM ESPELHO, SEM LUZ, SÓ VOCÊ. Florianópolis: Nauemblu/ Bernúncia, 2006 (Exposição Portátil).
6. Cristiana Tejo ; LIMA, A. P. F. C. . Projeto Trajetórias 2003 – 2006. Fundação Joaquim Nabuco. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2006 (Catálogo Fundação Joaquim Nabuco).

Produção técnica
Trabalhos técnicos
1. LIMA, A. P. F. C. . Consultoria Técnica sobre Catalogação Museológica. 2008.
Demais tipos de produção técnica
1.

LIMA, A. P. F. C. . Curso Técnico de Catalogação Museológica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2. LIMA, A. P. F. C. . Consultoria Técnica sobre Catalogação Museológica. 2008. (Consultoria Técnica sobre Catalogação Museológica).
3.

LIMA, A. P. F. C. . Universidade Aberta à Terceira Idade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.

LIMA, A. P. F. C. . Universidade Aberta à Terceira Idade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.

LIMA, A. P. F. C. . Universidade Aberta à Terceira Idade. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.

LIMA, A. P. F. C. . Universidade Aberta à Terceira Idade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Produção artística/cultural
1 LIMA, A. P. F. C. . Exposição LOJA – “Para Cuidar” e “fluxusemuseusemfluxus”. 2010. (Obra de artes visuais/Outra).
2 MELIM, Regina ; LIMA, A. P. F. C. . Exposição Portátil. 2009. (Obra de artes visuais/Outra).
3 LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando . Exposição “Wild Nature”. 2009. (Obra de artes visuais/Instalação).
4 LIMA, A. P. F. C. . Exposição LOJA. 2009. (Obra de artes visuais/Outra).
5 LIMA, A. P. F. C. . Exposição “Fluxus em museus em Fluxus”. 2009. (Obra de artes visuais/Outra).
6 LIMA, A. P. F. C. . Exposição Coletiva Passagem . 2008. (Obra de artes visuais/Instalação).
7 LIMA, A. P. F. C. . Exposição “Coleção”. 2008. (Obra de artes visuais/Outra).
8 LIMA, A. P. F. C. ; MELIM, Regina . Coleção. Proposição de Regina Melim. 2008. (Obra de artes visuais/Outra).
9 LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando . Exposição “Arte. De repente”. 2008. (Obra de artes visuais/Outra).
10 LIMA, A. P. F. C. . Folha-Folio exposto no 27ºArte Pará. 2008. (Obra de artes visuais/Instalação).
11 LIMA, A. P. F. C. . Servir bem para servir sempre. 2008. (Obra de artes visuais/Outra).
12 LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando . Exposição Coletiva 13º Salão de Pequenos Formatos da UNAMA . 2007. (Obra de artes visuais/Instalação).
13 LIMA, A. P. F. C. . Exposição Portátil AMOR leve com você/ LOVE take with you . 2007. (Obra de artes visuais/Outra).
14 LIMA, A. P. F. C. . Exposição Coletiva Circuito Distinto . 2006. (Obra de artes visuais/Vídeo).
15 LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando ; MELIM, Regina ; BRUSCKY, Paulo . Exposição portátil PF (para fazer) . 2006. (Obra de artes visuais/Outra).
16 LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando . Exposição Coletiva Você passa por mim e não olha . 2005. (Obra de artes visuais/Instalação).
17 LIMA, A. P. F. C. . Olho. 2004. (Obra de artes visuais/Instalação).
18 LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando . Performance e Instalação [H]á mar em Brasília . 2004. (Obra de artes visuais/Instalação).
19 LIMA, A. P. F. C. . Coma-me. 2003. (Obra de artes visuais/Instalação).
20 LIMA, A. P. F. C. . Exposição Coletiva “31º Salão de Arte Contemporânea de Santo André”. 2003. (Obra de artes visuais/Instalação).
21 LIMA, A. P. F. C. . Efêmera Permanência. 2002. (Obra de artes visuais/Instalação).
22 LIMA, A. P. F. C. . Experimento. 2001. (Obra de artes visuais/Instalação).
23 LIMA, A. P. F. C. ; BARRETO, Ricardo . “SINSOMA”. 2001. (Obra de artes visuais/Outra).
24 LIMA, A. P. F. C. ; BARRETO, Ricardo . Bio-book. 2000. (Obra de artes visuais/Outra).
25 LIMA, A. P. F. C. ; BARRETO, Ricardo . Pólen . 2000. (Obra de artes visuais/Outra).
26 LIMA, A. P. F. C. ; BARRETO, Ricardo . The First Art . 2000. (Obra de artes visuais/Outra).
27 LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando ; COSTA, Tadeu ; MELIM, Regina ; COHEN, Renato . Exposição Coletiva Corpos Mediáticos . 1999. (Obra de artes visuais/Instalação).
28 LIMA, A. P. F. C. . Folha-Folio. 1998. (Obra de artes visuais/Instalação).
29 LIMA, A. P. F. C. ; CAVALLARO, Adriana ; PERISSINOTTO, Paula . Exposição Coletiva “Temporada de Projetos 1997″. 1997. (Obra de artes visuais/Instalação).
30 LIMA, A. P. F. C. ; CAVALLARO, Adriana ; PERISSINOTTO, Paula . Exposição Coletiva do Concurso de Arte Contemporânea “Em torno de Zumbi”. 1996. (Obra de artes visuais/Instalação).
31 LIMA, A. P. F. C. . Exposição Coletiva “Avesso do Avesso”. 1996. (Obra de artes visuais/Instalação).
32 LIMA, A. P. F. C. . Individual. 1995. (Obra de artes visuais/Instalação).
33 LIMA, A. P. F. C. ; CAVALLARO, Adriana . Exposição Coletiva “Casa”. 1995. (Obra de artes visuais/Instalação).
34 LIMA, A. P. F. C. . Exposição Coletiva “Bienal de Santos 1995″. 1995. (Obra de artes visuais/Instalação).
35 LIMA, A. P. F. C. ; CAVALLARO, Adriana ; PERISSINOTTO, Paula . Exposição Coletiva Instalação “Viral – Virtual”. 1995. (Obra de artes visuais/Instalação).
36 LIMA, A. P. F. C. . [Rostos]. 1995. (Obra de artes visuais/Gravura).
37 LIMA, A. P. F. C. ; BARACAT, Maria Helena ; CAVALLARO, Adriana ; PERISSINOTTO, Paula . Exposição Coletiva Itaugaleria. 1994. (Obra de artes visuais/Instalação).
38 LIMA, A. P. F. C. ; BARACAT, Maria Helena ; CAVALLARO, Adriana ; COUSO, Lucrécia ; PERISSINOTTO, Paula . Exposição Coletiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1994. (Obra de artes visuais/Instalação).
39 LIMA, A. P. F. C. ; PERISSINOTTO, Paula ; CAVALLARO, Adriana ; COUSO, Lucrécia ; BARACAT, Maria Helena ; ROSITO, Carla ; FERNANDES, Angélica ; BUFE, Alessandra . Exposição Coletiva Peccatus. 1993. (Obra de artes visuais/Instalação).
40 LIMA, A. P. F. C. . Exposição Coletiva “Anual de Artes da FAAP 1992″. 1992. (Obra de artes visuais/Instalação).
41 LIMA, A. P. F. C. . Salon Fuer Kunstbuch. 2010 (exposição).

Bancas

Participação em bancas examinadoras
Dissertações
1. SULZBACHER, Tatiana Cavalheiro; MELIM, Regina; OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e; LIMA, A. P. F. C.. Participação em banca de Tatiana Cavalheiro Sulzbacher. Laboratório no museu: práticas colaborativas dentro de instituições de arte. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina.

Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1. DUARTE, Oriana; CORREA, Walmor; EIRÓ, José; SEQUEIRA, Alexandre; LIMA, A. P. F. C.. 27º Arte Pará. 2008. Fundação Rômulo Maiorana.
2. ANDRADE, Marco Pasqualini de; NARDIN, Heliana Ometto; ALVES, Cauê; LIMA, A. P. F. C.. I Bienal do Triângulo Mineiro. 2007. SESC Uberlândia.
3. LEITE, Rui Moreira; LIMA, A. P. F. C.. Artes Plásticas do Mapa Cultural Paulista/ 97. 1997. Secretaria de Cultura de Peruíbe.

Eventos

Participação em eventos
1. Seminário Interno de História da Arte da FAAP – SP.Pesquisa em Fluxus. 2009. (Seminário).
2. “Política de Acervos do Instituto de Estudos Brasileiros”.”Articulação entre pesquisa/docência e setores técnicos”. 2009. (Seminário).
3. Palestra “Fluxus em museus em Fluxus”.”fluxus em museus em fluxus”. 2009. (Outra).
4. 3º Fórum Nacional de Museus.Fluxus nos Museus. Museus em Fluxos.. 2008. (Congresso).
5. Arte Moderna e Contemporânea no Uruguai.. 2008. (Seminário).
6. Seminário “Arte Moderna e Contemporânea no Uruguai”.. 2008. (Seminário).
7. Conceitualismos do Sul/ Sur. 2008. (Seminário).
8. Seminário Internacional “Os museus e a neutralização da cultura: valores na formação em arte e design”. 2008. (Seminário).
9. Grupo de Trabalho – Museus de Arte.Grupo de Trabalho – Museus de Arte no 3º Fórum Nacional de Museus. Coordenação Luiz Guilherme Vergara (MAC – Niterói). 2008. (Oficina).
10. Curso “A arte de viver da arte” por Felipe Ehrenberg no MAC – USP. 2008. (Oficina).
11. XVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.”Somos guardadores de conteinêres”…ou uma reflexão museológica por meio de Fluxus. 2008. (Encontro).
12. Palestra “Arte é o que faz a vida mais interessante (importante) do que a Arte”..”Arte é o que faz a vida mais interessante (importante) do que a Arte”.. 2008. (Encontro).
13. IV Encontro de História da Arte “A Arte e a História da Arte, entre a Produção e a Reflexão”.Fluxus em Museus: fim da utopia?. 2008. (Encontro).
14. Curso Ut picturas poesis – imagem e texto. 2008. (Outra).
15. Coloquio Estéticas do Deslocamento. 2007. (Congresso).
16. Congresso Internacional Arte e Novas Tecnologias. PGEHA – USP.Arte e Vida podem ser elementos simultaneamente congruentes aos Museus? A efemeridade artística contida na produção de Daniel Spoerri como paradoxo positivo.. 2007. (Congresso).
17. XLI Congresso da AICA – Associação Internacional dos Críticos de Arte.Potencializando-se em sementes para memória: a produção de Fluxus em coleções e museus.. 2007. (Congresso).
18. VI Semana de Museus da USP..”Um amplo aquário com peixes não identificados, nadando livremente”…ou pensando Fluxus em exposições e acervos.. 2007. (Congresso).
19. Coloquio Espaços da Arte Contemporânea. 2007. (Seminário).
20. Seminário Temático: Relações Espaço-Obra, Circuitos e Sistemas e Oficina Avançada: Processos, Mediações e Ampliações do corpo na Arte Contemporânea.Seminário Fluxus. 2007. (Seminário).
21. Seminário Temático: Arte Postal e Fluxus. 2007. (Seminário).
22. II Colóquio de Psicologia da Arte..Arte e Vida de mãos dadas: Percepção e Criação em Fluxus.. 2007. (Seminário).
23. Seminário “Culto, Conservação e Destruição das Imagens na Idade Contemporânea” pelo Prof. Dr. Dario Gamboni. 2007. (Seminário).
24. FILE SYMPOSIUM 2007 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.FILE antes do FILE. FILE before FILE.. 2007. (Simpósio).
25. Simposio Internacional “Paisagem e Iconografia Nacional na Arte da América Latina”. 2007. (Simpósio).
26. Seminário Internacional sobre Políticas da Arte nos Anos Noventa. 2007. (Oficina).
27. 1 Workshop do Programa de Estágio Docente PED UNICAMP. 2007. (Oficina).
28. 1 Bienal do Triângulo Mineiro. Palestras e Oficinas.Oficina Fluxus: eventos de transformação. 2007. (Oficina).
29. Oficina Fluxus e Fluxismos: TransformAÇÃO, ApropriAÇÃO, PerformAÇÃO.Fluxus e Fluxismos: Transformação, Apropriação, Performação. 2007. (Oficina).
30. Diálogos e Reflexões: Artes Visuais tema Antonio Manuel: Fatos . Centro Cultural Banco do Brasil. 2007. (Oficina).
31. Diálogos e Reflexões: tema Yoko Ono: uma retrospectiva . Centro Cultural Banco do Brasil. 2007. (Oficina).
32. Oficina “Fluxus: eventos de transformação”.Fluxus: eventos de transformação.. 2007. (Oficina).
33. 1º Workshop do Programa de Estágio Docente – PED da UNICAMP. 2007. (Oficina).
34. III Encontro de História da Arte – História da Arte e Instituições Culturais: perspectivas em debate.Fluxus no museu. Ainda há arte e vida nesta história?. 2007. (Encontro).
35. Palestra “A cidade como palco: Performance Happening Espaço Público”. Instituto Göethe e Forum Permanente USP. 2007. (Encontro).
36. I Bienal do Triângulo Mineiro.Participação como Membro do Juri. 2007. (Outra).
37. XII Congresso da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR).Salvaguarda e Divulgação de Acervos Gráficos: As Gravuras e Matrizes de Anita Malfatti. 2006. (Congresso).
38. XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) História da Arte: Formação, Objetos e Métodos.Curadoria da Rua Fluxus na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983): Walter Zanini e Dick Higgins. 2006. (Congresso).
39. III Fórum de Pesquisa em Arte Arte, Hibridismo e Interculturalidade.O Restaurante Spoerri: pratos, talheres e copos como artifícios da memória. 2006. (Seminário).
40. Perfom…Ipa.Fluxus: Festival e Performance. 2006. (Seminário).
41. III Fórum de Pesquisa em Arte Arte, Hibridismo e Interculturalidade.Bordas Diluídas: fronteiras entre linguagens. 2006. (Seminário).
42. 27 BISP Como viver junto. Seminário Marcel, 30. 2006. (Seminário).
43. 27 BISP Como viver junto. Seminário Arquitetura. 2006. (Seminário).
44. 27 BISP Como viver junto. Seminário Reconstrução. 2006. (Seminário).
45. 27 BISP Como viver junto. Seminário Vida Coletiva. 2006. (Seminário).
46. 27 BISP Como viver junto. Seminário Trocas. 2006. (Seminário).
47. 27 BISP Como viver junto. Seminário Acre. 2006. (Seminário).
48. III Simpósio Nacional de História Cultural/ GT Nacional de História Cultural/ ANPUH – Mundos da imagem: do texto ao visual.Entre Matéria e Energia: a produção do Grupo Fluxus. 2006. (Simpósio).
49. II Encontro de História da Arte do IFCH/ UNICAMP.A Rua Fluxus na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983). 2006. (Encontro).
50. II Encontro de História da Arte IFCH/ UNICAMP.Mesas 20. 2006. (Encontro).
51. II Encontro de História da Arte IFCH/ UNICAMP.Mesa 24. 2006. (Encontro).
52. II Encontro de História da Arte IFCH/ UNICAMP.Mesa 30. 2006. (Encontro).
53. I Foro de Reflexión y Debate: La representación de la figura humana en el arte. Historia y Estrategias. 2006. (Encontro).
54. Uma breve história do ensino do desenho no Brasil. 2006. (Outra).
55. Arquitetura em Museus. Perspectivas Contemporâneas. 2005. (Seminário).
56. Vanguarda e Modernidade nas Artes Brasileiras.Coleção Anita Malfatti: Série Matrizes de Gravura. 2005. (Seminário).
57. A Invenção do Barroco – Paradoxos Visualizados de um identidade inclusiva (Corporate Identity). 2005. (Simpósio).
58. Semana de Educação e Arte.Arte Contemporânea e Museus. 2005. (Encontro).
59. V Semana dos Museus da Universidade de São Paulo – Ações afirmativas em Museus: educar e preservar.Coleção Gráfica de Anita Malfatti. 2005. (Encontro).
60. Palestra “Museus Americanos, Franceses e o MAC USP”. 2005. (Outra).
61. Coleção Mario de Andrade – Religião e Magia, Música e Dança, Cotidiano. 2004. (Seminário).
62. Museus e exposições do século XXI: vetores e desafios ocntemporâneos. 2004. (Seminário).
63. Coleção Mario de Andrade: Religião e Magia, Música e Dança, Cotidiano.Mário de Andrade e a arte de tradição católica. 2004. (Seminário).
64. XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP).Efêmera Permanência. Produção artística contemporânea e procedimentos museológicos. 2004. (Encontro).
65. A Universidade e as Profissões.Coleção de Artes Visuais e seus profissionais. 2004. (Outra).
66. 6º Congresso Internacional Patrimonio Cultural: Contexto y Conservación.Permanencia Efímera: La producción artística contemporanea y procedimientos museológicos. 2003. (Congresso).
67. Gestão Museológica: Desafios e Práticas. 2003. (Seminário).
68. IV Semana dos Museus – Preservação em Museus: Identidades, Políticas, Memórias. 2003. (Simpósio).
69. Encontros Museológicos – Pesquisa em Museologia e seus diferentes vetores acadêmicos. 2003. (Encontro).
70. 1º Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus (INTEGRAR). 2002. (Congresso).
71. Seminário Conservação de Acervos: Outras experiências. 2002. (Seminário).
72. Heritage Conservation in South America: Challenges and Solutions. 2002. (Seminário).
73. 11ª Semana de Artes.O artista e o profissional de Arte. 2001. (Simpósio).
74. II Fórum de Profissionais de Reservas Técnicas de Museus. 2001. (Encontro).
75. Conservar para não Restaurar. 2000. (Encontro).
76. 2ª Jornada do Centro de Estudos Peircianos. 1999. (Simpósio).
77. Programa de Integração de Novos Funcionários. 1999. (Oficina).
78. 7º Encontro do Mestrado em História da Arte da EBA/UFRJ Quando. Dimensões da Temporalidade na Arte.Tempo dilatado da contemporaneidade. Tempo congelado dos museus. 1999. (Encontro).
79. Oficina de Aplicação dos Instrumentos de Gestão de Documentos da USP. 1998. (Oficina).
80. Conservação Preventiva – Manuseio de Obras e Documentos. 1998. (Oficina).
81. Seminário Internacional sobre Arquivos Pessoais. 1997. (Seminário).
82. I Encontro de Qualidade e Produtividade do IEB – USP. 1997. (Encontro).
83. Aquilo que ainda não foi feito com plástico. 1995. (Oficina).
84. V Congresso Brasileiro de História da Arte. 1993. (Congresso).

Organização de eventos
1. LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando . Lançamento da publicação “JÁ! Emergencias Contemporaneas.”. 2010. (Outro).
2. LIMA, A. P. F. C. . “Fluxus em museus em Fluxus”. 2009. (Exposição).
3. LIMA, A. P. F. C. ; MANESCHY, Orlando . Lançamento da publicação “JÁ! Emergências Contemporaneas”. 2009. (Outro).
4. LIMA, A. P. F. C. ; BATISTA, Marta Rossetti . Anita Malfatti: gravadora. Uma recuperação.. 2007. (Exposição).
5. LIMA, A. P. F. C. ; OLIVEIRA, Helder ; Santana, Patricia ; Decarli, Christine . II Encontro de História da Arte do IFCH/ UNICAMP. 2006. (Congresso).
6. LIMA, A. P. F. C. ; Decarli, Christine ; Santana, Patricia ; BERRIEL, Marina ; PIACENZA, Luciana ; PORTO, Geraldo . Acervos Artísticos da UNICAMP. 2006. (Exposição).
7. LIMA, A. P. F. C. ; BATISTA, Marta Rossetti . Anita Malfatti gravadora. Uma recuperação. 2005. (Exposição).

Orientações

Supervisões e orientações concluídas
Orientações de outra natureza
1. Vanessa Cristina Garcia de Oliveira. Hemeroteca do setor de Artes Visuais – processamento dos periódicos ‘Suplemento Cultural d’O Estado de São Paulo’ e ‘Folhetim d’Folha de S.Paulo’.. 2004. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
2. Priscila Moreno. Acondicionamento para acervo da Coleção de Artes Visuais. 2004. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
3. Vanessa Cristina Garcia de Oliveira. Processo Documental: Coleção Aparício Torelly. 2004. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
4. Maralice Antunes Camillo. Novas coleções do IEB – Processo Documental. 2003. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
5. Clara Fernades Peres. Coleção Barão de Itararé – Procedimentos museológicos. 2002. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
6. Sergio Roberto Hannemann Filho. Documentação Fotográfica para a Coleção de Artes Visuais. 2002. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
7. Juliana Uenojo. Atividades museológicas. Preservação e Conservação de obras em papel e objetos da Coleção de Artes Visuais do IEB – USP. 2000. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
8. Camila Cristina Furchi. Organização do Arquivo Documental da Coleção de Artes Visuais do IEB. 1999. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.
9. Cristiano Pereira de Araújo. Organização do Arquivo Documental da Coleção de Artes Visuais do IEB. 1999. Orientação de outra natureza – Instituto de Estudos Brasileiros, Coordenadoria de Assistência Social da USP. Orientador: Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima.