(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Professores Profª Moema Nascimento Queiroz

Profª Moema Nascimento Queiroz

Formada em Artes Plásticas (Bacharelado/1989) pela UFES-ES (Universidade Federal do Espírito Santo) com Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (EBA/UFMG/1992) e Mestrado em Artes: Arte e Tecnologia da Imagem (EBA/UFMG/2003). Realizou programa de aperfeiçoamento profissional em 1998 em Madrid/Espanha nos IPHE-Instituto de Patrimônio Historico Español (janeiro a julho-pintura mural) e Departamento de Conservación del Museo Nacional Centro de Artes Reina Sofia (agosto a novembro-arte moderna e contemporânea), pelo primeiro programa Bolsa Virtuose/Ministério da Cultura-Brasil. Conservadora/Restauradora do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis CECOR-EBA/UFMG desde 1995 através de concurso público federal, integra o corpo técnico dessa instituição, desenvolvendo projetos, prestando consultorias e coordenando programas nas áreas de Preservação, Educação Patrimonial, Conservação e Restauração de acervos artísticos. Lecionou em cursos de Conservação e Educação Patrimonial através do CENEX-Centro de Extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG) de 2002 a 2007. Em 2013 coordenou junto à equipe do IPHAN-AC o Inventário de pinturas, esculturas e outras artes de Helio Melo, artista acreano. Em 2014, coordena junto à equipe do IPHAN-AC o Inventário da Casa de Chico Mendes (Xapuri-AC). Possui livros e artigos publicados. É pesquisadora independente. (Texto informado pelo autor)

 

Formação acadêmica/titulação


2001 – 2003

Mestrado em Artes (Conceito CAPES 5). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 
Título: Rompendo os tapumes: uma proposta de interação vivenciada através da restauração na comunidade de São Sebastião das Águas Claras/MG,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Luiz Antonio Cruz Souza e Lucia Gouvêa Pimentel.
Palavras-chave: Conservação; Restauração; Educacao Patrimonial; Identidade Cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. 
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CONSERVAÇÃO PREVENTIVA. 
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação Restauração / Especialidade: Educação Patrimonial. 
Setores de atividade: Educação.

1990 – 1992

Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis. (Carga Horária: 1065h). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. 
Título: Paisagem Italiana de Agostinho José da Mota: análise e restauração de uma pintura de cavalete. 
Orientador: Profª Anamaria Ruegger Almeida Neves. 
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

1985 – 1989

Graduação em Artes Plásticas Bacharelado. 
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

 

 

 

 

Formação Complementar


2009 – 2009

Enigmas da Memória e Educação VIsual (Dis.Isolada). (Carga horária: 60h). 
Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

2007 – 2007

Paisagens, Territórios e Pedagogia da Memória. (Carga horária: 60h). 
Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

2005 – 2005

História da Arte Brasileira. (Carga horária: 60h). 
C/Arte Projetos Culturais Ltda., C/ARTE, Brasil.

2004 – 2004

Restauração de Texteis. (Carga horária: 20h). 
Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

2004 – 2004

Escultura Policromada em Madeira. (Carga horária: 20h). 
Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

2002 – 2002

AATA Online-The user field testing. (Carga horária: 16h). 
CECOR/EBA-UFMG / Getty Conservation Institute (EUA).

2002 – 2002

Imagem: Concepção, Recepção, Crítica, Conservação. (Carga horária: 16h). 
Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

2001 – 2001

Semana de Estudos sobre a Pintura. (Carga horária: 30h). 
Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

2001 – 2001

Taller Edificios de Museos y sus Collecciones. (Carga horária: 48h). 
CECOR/EBA-UFMG / Getty Conservation Institute (EUA).

2001 – 2001

Conservação e Restauração em Arqueologia. (Carga horária: 15h). 
Museu de Arqueologia e Etnologia/USP.

2001 – 2001

O Visível e o Invisível na Arte Atual. (Carga horária: 44h). 
Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

2000 – 2000

Conservação Restauração de Cerâmicas Arqueológicas. (Carga horária: 44h). 
Museu de Arqueologia e Etnologia.

2000 – 2000

Novos Avanços Conservaçao/Restauro Pintura Mural. (Carga horária: 180h). 
Fundação VITAE-Brasil / British Council (ING).

1999 – 1999

Semana de Estudos sobre a Madeira. (Carga horária: 30h). 
Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

1999 – 1999

Reflexões Teóricas. (Carga horária: 18h). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1998 – 1998

Critérios Intervención en el Patrimonio Historico. (Carga horária: 20h). 
Instituto Del Patrimonio Histórico Español.

1998 – 1998

Restauración de Pintura Mural. (Carga horária: 80h). 
Instituto Del Patrimonio Histórico Español.

1998 – 1998

Clima en el Museo. (Carga horária: 10h). 
Museo de America.

1998 – 1998

La Madera: Alteraciones y Protección. (Carga horária: 10h). 
Museo de America.

1998 – 1998

Conservación-Restauración de Arte Contemporáneo. (Carga horária: 16h). 
Centro de Estudios de Restauración de Obras de Arte.

1995 – 1995

Conservazione e il Restauro di Opere del’Arte. (Carga horária: 70h). 
Superintendência de Museus de MG/ Istituto per L’Arte e il Restauro-Itália.

1995 – 1995

Prevenção e Desinfestação de Bens Culturais. 
Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.

 

 

Atuação Profissional


 

Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA/MG, Brasil.

Vínculo institucional

 

2003 – 2005

Vínculo: Membro do Conselho Curador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Curador

Outras informações

Função de Membro Titular do Conselho Curador do IEPHA/MG, como representante da ABRACOR – Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais. Mandato de dois anos.


C/Arte Projetos Culturais Ltda., C/ARTE, Brasil.

Vínculo institucional

 

2002 – 2002

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subcoordenadora

Outras informações

Projeto em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes-CECOR – Projeto de revitalização da Capela de São Sebastião das Águas Claras/ Noval Lima-MG


Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes, UFMG/EBA, Brasil.

Vínculo institucional

 

1995 – Atual

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Restaurador, Carga horária: 40

Outras informações

Membro do Grupo de Pesquisa LINHA: Grupo de Pesquisa sobre o desenho e a palavra Status do grupo: certificado pela instituição Ano de formação: 2003 Data da última atualização: 10/08/2012 18:20 Líder(es) do grupo: Maria do Céu Diel de Oliveira – Sebastião Brandão Miguel Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Artes Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Órgão: Escola de Belas Artes Unidade: Departamento de Desenho http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0333803FYHFZ6N


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Vínculo institucional

 

1995 – Atual

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Conservador-Restaurador, Carga horária: 40

Outras informações

Funções: Conservadora-Restauradora – Especialista – atuante no CECOR/EBA-UFMG, através de concurso público federal, integrando o corpo técnico efetivo de Nível Superior dessa Instituição. Desenvolvimento de trabalhos de conservação e restauração; projetos na área de conservação e restauração de acervos públicos e privados; preservação e educação patrimonial; relatórios técnicos e consultorias; apoio didático ao Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (EBA/UFMG) e pesquisas ligadas à conservação-restauração e educação patrimonial. Participação em bancas examinadoras de finalizaçâo dos cursos de especialização e dos processos seletivos para os curso de especialização na área. Orientação de estagiários e bolsistas.

 

Atividades

 

08/2001 – Atual

Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Linhas de pesquisa 
Patrimônio Cultural/Identidade Cultural/Preservação do Patrimônio/Educação Patrimonial

09/2007 – 10/2007

Serviços técnicos especializados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Serviço realizado
Gerenciamento de Riscos do Acervo de INHOTIM/CACI-Centro de Arte Contemporânea. Parecer Técnico. Equipe Técnica: SOUSA JR, Mário Ancleto; QUERIOZ, Moema N.; DINIZ, Wivian.

12/2004 – 12/2006

Serviços técnicos especializados , Reitoria, Diretoria de Ação Cultural-DAC.


Serviço realizado
Inventário, Catalogação e Organização do Acervo Artístico da UFMG. Responsável Técnica. Reitoria da UFMG/DAC-Diretoria de Ação Cultural. Dezembro de 2004 a dezembro de 2006. Coleções Brasiliana, Rodrigo de Mello Franco de Andrade, Amigas da Cultura..

08/2005 – 11/2006

Outras atividades técnico-científicas , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Atividade realizada
Projeto “Preservação do Patrimonio atraves da Educação Patrimonial”. Coordenação técnica e docência.90 horas. Prefeitura Municipal de Itabirito/MG e CECOR..

07/2004 – 06/2006

Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Cargo ou função
Representante Técnico de Nível Superior da Área de Conservação e Restauração – Conselho Diretor do CECOR/EBA-UFMG.

12/2001 – 07/2003

Serviços técnicos especializados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Serviço realizado
Projeto “Conservação-Restauração do Acervo da Cidade de Paracatu/MG”. Estudos da tecnica construtiva, conservação e restauração. Elaboração e coordenação técnica. Prefeitura Municipal de Paracatu/VITAE/CECOR..

12/2001 – 07/2003

Treinamentos ministrados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Treinamentos ministrados
Projeto “Conservação-Restauração do Acervo da Cidade de Paracatu/MG.Treinamento de auxiliares de restauração para atuação no projeto.

10/2000 – 08/2001

Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Linhas de pesquisa 
Imaginária Brasileira

04/2000 – 09/2000

Serviços técnicos especializados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Serviço realizado
Conservação e Restauração de Acervo. Técnica Especialista de Conservação-Restauração. Associação Brasil 500 Anos/Mostra do Redescobrimento/Brasil+500 – Módulo Barroco. Parque do Ibirapuera- São Paulo/SP. 168 horas..

03/2000 – 04/2000

Serviços técnicos especializados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Serviço realizado
Laudos técnicos de obras; Atendimento Courriers; Montagem Pavilhão OCA. Associação Brasil 500 Anos/Mostra do Redescobrimetno Brasil+500-Módulo Arqueologia e Artes Indígenas. Parque do Ibirapuera.São Paulo/SP. 160 horas..

08/1999 – 11/1999

Serviços técnicos especializados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Serviço realizado
Conservação. Onze obras do Acervo Mineiro. Exposição Internacional “Entre o Céu e a Terra: Brasil Barroco”. Museu Petit Palais-Paris/França. Expomus/CECOR..

07/1996 – 09/1996

Outras atividades técnico-científicas , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Atividade realizada
Projeto “Conservação-Restauração do Acervo Artístico do Grande Hotel Araxá. Araxá/MG. Restauração das pinturas sobre tela e murais das termas do Grande Hotel. Sub-Coordenação. COMIG/MG e CECOR..

02/1995 – 05/1995

Serviços técnicos especializados , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Serviço realizado
Intervenções emergenciais em pinturas sobre tela e pinturas murais. Termas do Grande Hotel de Araxá. COMIG/MG e CECOR/EBA-UFMG. 40 horas semanais. Períodos: 13 a 17 de fevereiro, 24 a 29 de abril, 02 a 05 de maio de 1995..

03/1994 – 02/1995

Outras atividades técnico-científicas , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Atividade realizada
Projeto de Pesquisa: Tecnologia da Escultura Policromada do século XVIII em MG. Bolsista do CNPq. 24 horas semanais. Coordenação: Profª Beatriz R. V. Coelho..

01/1994 – 07/1994

Estágios , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Estágio realizado
Projeto VITAE-Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social e CECOR/EBA-UFMG. Convênio Aprimoramento. Coordenação: Profª Beatriz R. V. Coelho..

11/1992 – 10/1993

Outras atividades técnico-científicas , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Atividade realizada
Projeto de Pesquisa: Tecnologia da Escultura Policromada do século XVIII em MG. Bolsista do CNPq. 24 horas semanais. Coordenação: Profª Beatriz R. V. Coelho..

01/1993 – 02/1993

Estágios , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Estágio realizado
Projeto VITAE-Apoio a Cultura, Educação e Promoção Social e CECOR/EBA-UFMG: Convênio Aprimoramento: Restauração do Patrimôno Artístico de MG. Atuação: Técnica Especialista em Conservação e Restauração. Restauração de obras do patrimônio de Sabará/MG..

10/1991 – 12/1991

Estágios , Escola de Belas Artes, Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.


Estágio realizado
Conservação e Restauração dos Passos da Paixão. 11º passo: Jesus toma a cruz às costas. Autor: Cândido Portinari: Pinturas sobre madeira da Igreja de São Francisco/Pampulha-Belo Horizonte/MG..

 

Instituto Del Patrimonio Histórico Español, IPHE, Espanha.

Vínculo institucional

 

1998 – 1998

Vínculo: Bolsista/Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Bolsista/Aperfeiçoamento Profissional, Carga horária: 36

Outras informações

Bolsista Aperfeiçoamento Profissional. 1ª Bolsa Virtuose Cultura-MINC (Ministério da Cultura-Brasil). Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Pintura Mural. IPHE-Instituto del Patrimonio Histórico Español. Departamento de Bienes Muebles. Setor Pintura Mural: Práticas de Especialização em Pintura Mural. Orientador: Sr. Santiago Ferrete Ponce. 12 de Janeiro a 30 de Julho de 1998. Jornada letiva total de 900 horas. Madri/Espanha.

 

Atividades

 

04/1998 – 06/1998

Outras atividades técnico-científicas , Instituto Del Patrimonio Histórico Español – ESP, Departamento de Bienes Muebles-Pintura Mural.


Atividade realizada
Ministerio de Cultura IPHE. Consolidação das Pinturas Murais da Cúpula de Sª Francisco el Grande de Madrid . Oleo sobre yeso. Orientação: Sr. Santiago Ferrete Ponce e Empresa Agora S.L. Madri/ESP..

01/1998 – 06/1998

Outras atividades técnico-científicas , Instituto Del Patrimonio Histórico Español – ESP, Departamento de Bienes Muebles-Pintura Mural.


Atividade realizada
Ministerio de Cultura IPHE. Estudos teóricos, pesquisa bibliográfica, acompanhamento da rotina do departamento, visitas guiadas. Orientação: Sr. Santiago Ferrete Ponce..

05/1998 – 05/1998

Outras atividades técnico-científicas , Instituto Del Patrimonio Histórico Español – ESP, Departamento de Bienes Muebles-Pintura Mural.


Atividade realizada
Ministerio da Cultura-IPHE. Membro da equipe de Restauração da Capilla de la Catedral de Santa Maria de Albarracín. Organização: Fundación Santa María de Albarracín/IPHE/Gobierno de Aragón e Fondo Social Europeo. Teruel-ESP..

02/1998 – 04/1998

Outras atividades técnico-científicas , Instituto Del Patrimonio Histórico Español – ESP, Departamento de Bienes Muebles-Pintura Mural.


Atividade realizada
Ministerio de Cultura IPHE. Restauração das pinturas murais mudejares dos paramentos da sala capitular do Real Monasterio de Nuestra Señora de Guadalupe/Caceres .Orientação: Sr. Santiago Ferrete Ponce e Empresa Agora S.L. Extremadura/ESP..

 

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, MNCARS, Espanha.

Vínculo institucional

 

1998 – 1998

Vínculo: Bolsista/Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Bolsista/Aperfeiçoamento Profissional, Carga horária: 30

Outras informações

Bolsista Aperfeiçoamento Profissional. 1ª Bolsa Virtuose Cultura-MINC (Ministério da Cultura-Brasil). Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Arte Contemporânea. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Departamento de Conservación y Restauración. Práticas de Especialização em Arte Contemporânea. Orientador: Sra. Paloma Calopa. 01 de julho a 30 de novembro de 1998. Jornada letiva total de 594 horas. Madri/Espanha.

 

Atividades

 

11/1998 – 11/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Conservação e acondicionamento de obras. MIRÓ, Juan. Obras diversas. Exposição itinerante em Roma/Itália..

11/1998 – 11/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Retrospectiva LUCIO FONTANA e PINTORES ESPANHÓIS. Preparação das obras; Laudo técnico de conservação; Courrier; Montagem das obras..

08/1998 – 11/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Conservação-Restauração. DELAUNAY, Robert. “El Gitano”. Pintura a óleo sobre tela..

07/1998 – 11/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Práticas de Conservação-Restauração em Arte Moderna e Contemporânea em obras do acervo do Museu Nacional Centro de Artes Reina Sofia (MNCARS).

07/1998 – 11/1998

Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Conservación Restauración, .


Atividade realizada
Pesquisa bibliográfica; Acompanhamento da rotina do Departamento e do Museu; Visitas guiadas..

10/1998 – 10/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Conservação. Levantamento do estado de conservação. PICASSO, Pablo. “Guernica”. Pintura sobre tela..

09/1998 – 09/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Conservação-Restauração. MAROTTO, Gabriel Garcia. “Mujeres tendiendo ropa”. Pintura a óleo sobre tela..

08/1998 – 08/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Conservação-Restauração. TORRES GARCÍA, Joaquim. “New York”. Pintura a óleo sobre tela..

07/1998 – 08/1998

Serviços técnicos especializados , Departamento de Conservación Restauración, .


Serviço realizado
Conservação-Restauração. ZUBIAURRE, Valentín. “Autoridades del Pueblo”. Pintura a óleo sobre tela..

 

Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.

Vínculo institucional

 

2007 – 2007

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 4

Outras informações

FAOP-Fundação de Aarte de Ouro Preto. Escola Rodrigo Mello Franco de Andrade/Núcleo de Restauração. Disciplina: Reintegração Cromática: Aspéctos teóricos e práticos. 3º Módulo. 28 h. Ouro Preto/MG

 

Atividades

 

08/2007 – 10/2007

Ensino,


Disciplinas ministradas
Disciplina: “Reintegração Cromática: Aspéctos teóricos e técnicos”. Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais. 3º módulo. 28 horas/aula.

07/2007 – 07/2007

Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Arte de Ouro Preto, .


Atividade realizada
Processo Seletivo para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Elaboração, aplicação e correção dos testes de “Capacidade Motora e Percepção Visual”..

03/2007 – 05/2007

Ensino,


Disciplinas ministradas
Disciplina: “Reintegração Cromática: Aspéctos teóricos e técnicos”. Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais. 3º módulo. 28 horas/aula.

01/2007 – 01/2007

Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Arte de Ouro Preto, .


Atividade realizada
Processo Seletivo para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Elaboração, aplicação e correção dos testes de “Capacidade Motora e Percepção Visual”..

07/2006 – 07/2006

Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Arte de Ouro Preto, .


Atividade realizada
Processo Seletivo para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Elaboração, aplicação e correção dos testes de “Capacidade Motora e Percepção Visual”..

02/2006 – 03/2006

Ensino,


Disciplinas ministradas
Disciplina: “Reintegração Cromática: Aspéctos teóricos e técnicos”. Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais. 3º módulo. 24 horas/aula.

01/2006 – 01/2006

Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Arte de Ouro Preto, .


Atividade realizada
Processo Seletivo para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Elaboração, aplicação e correção dos testes de “Capacidade Motora e Percepção Visual”..

07/2005 – 07/2005

Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Arte de Ouro Preto, .


Atividade realizada
Processo Seletivo para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Elaboração, aplicação e correção dos testes de “Capacidade Motora e Percepção Visual”..

01/2005 – 01/2005

Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Arte de Ouro Preto, .


Atividade realizada
Processo Seletivo para o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. Elaboração, aplicação e correção dos testes de “Capacidade Motora e Percepção Visual”..

 

Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, CEIB, Brasil.

Vínculo institucional

 

1997 – 1998

Vínculo: 1ª Secretária, Enquadramento Funcional: 1ª Secretária


Grupo Oficina de Restauro Ltda, GRUPO OFICINA, Brasil.

Vínculo institucional

 

1991 – 1992

Vínculo: Técnica em Restauração, Enquadramento Funcional: Técnica em Restauração, Carga horária: 40

Outras informações

Atuação: Estagiária e Técnica em Restauração em ateliê e em Projetos de Restauração da empresa.

 

Atividades

 

05/1992 – 05/1992

Serviços técnicos especializados , Grupo Oficina de Restauro Ltda, .


Serviço realizado
Diagnóstico do Estado de Conservação dos Elementos Artísticos e Arquitetônicos do Grande Hotel de Araxá/MG. Técnica em Conservação e Restauração. 01 a 15 de maio de 1992. 40 horas semanais. Araxá/MG..

02/1992 – 03/1992

Serviços técnicos especializados , Grupo Oficina de Restauro Ltda, .


Serviço realizado
Restauração dos retábulos de São José e Nossa Senhora do Carmo. Igreja Matriz de Santa Luzia/MG. Técnica em Conservação e Restauração. 04 de fevereiro a 04 de março. 40 horas semanais..

08/1991 – 11/1991

Estágios , Grupo Oficina de Restauro Ltda, .


Estágio realizado
Restaurações: Escultura em gesso policromado e duas molduras em relevos dourados. Serviços de remoção de limpeza de policromia e do douramento; modelagem de complementos e apresentação estética..

 

 

Linhas de pesquisa


1.

Imaginária Brasileira


Objetivo: Estudos de atribuição, aspétos formais e estilísticos, técnica construtiva de imaginárias do período colonial.. 
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. 
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos. 
Palavras-chave: Escultura; Atribuicao; Técnica Construtiva.

2.

Patrimônio Cultural/Identidade Cultural/Preservação do Patrimônio/Educação Patrimonial


Objetivo: A preservação do patrimônio cultural através do reconhecimento da identidade cultural individual e coletiva tendo como suporte a educação patrimonial. Aplicações das bases da Educação Patrimonial em pequenas comunidades, na formação continuada de professores da rede pública de ensino e agentes culturais.. 
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis. 
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Patrimonial. 
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial. 
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Identidade Cultural; Preservação; Educacao Patrimonial.

 

 

Projetos de pesquisa


2003 – Atual

LINHA: Grupo de Pesquisa sobre o desenho e a palavra


Descrição: O Grupo de Pesquisa sobre o Desenho e a Palavra tem como objetivos a agregação dos estudos individuais dos professores-artistas-pesquisadores em artes, realizando imagens a partir de pesquisas sobre tradução e entrela~camento de diferentes linguagens artísticas, verbais, visuais e audiovisuais, elaborando exposições de pesquisa. Também trata de realizar produções artísticas e acadêmicas, estudando os mitos de origem e a pedagogia da imagem. Busca a interalçao enbtre outros grupos de pesquisa interinstituciionais e internacionais, sedimentando a relação entre os conhecimentos e as artes. Est uda as dimensões sociais e políticas dos grupos controladores e geradores de imagens.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Moema Nascimento Queiroz – Integrante / Maria do Céu Diel de Oliveira – Coordenador / Sebastiao Brandão Miguel – Integrante / Adriana de Castro Dias Bicalho – Integrante / Ana Carina Utsch Terra – Integrante / Anamaria Ruegger Almeida Neves – Integrante / Antônio Milton Signorini – Integrante / Lucia Aparecida Felisberto Santiago – Integrante / Marcia Norie Seo – Integrante / Maria da Conceição Pereira Bicalho – Integrante / Maria do Carmos Fernandes Nunes Rolla – Integrante / Aroldo Dias Lacerda – Integrante / Bruno de Guimaraens Amarante – Integrante / Daniel Prudente da Silva Ferreira – Integrante / Eduardo Antônio Jordão – Integrante / Guilherme Cunha de Melo Franco – Integrante / Joao Augusto Cristeli de Oliveira – Integrante / Joice Saturnino de Oliveira – Integrante / Raquel Souza Borges – Integrante.

2001 – Atual

Identidade Cultural/Patrimônio Culrural/Educação Patrimonial:


Descrição: A preservação do patrimônio cultural através do reconhecimento da identidade cultural individual e coletiva tendo como suporte a educação patrimonial. Aplicações das bases da Educação Patrimonial em pequenas comunidades, na formação continuada de professores da rede pública de ensino e agentes culturais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Moema Nascimento Queiroz – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 45

2000 – 2002

Pesquisa de Atribuição ao Mestre de Barão de Cocais – Imaginária Brasileira


Descrição: Pesquisa de atribuição ao Mestre de Barão de Cocais – Imaginária Brasileira. Investigação sobre o Mestre de Barão de Cocais através da pesquisa de três esculturas em madeira dourada e policromada: Sant’Ana Mestra, São José de Botas e São Sebastião. Estudos da técnica construtiva, características formais e estilísticas, comparação com outras imagens.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Moema Nascimento Queiroz – Coordenador / Carolina Maria Proença Nardi – Integrante.
Financiador(es): Superintendência de Museus de MG – Museu Mineiro – Cooperação / Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 8

 

 

Projetos de extensão


2012 – 2012

Projeto de transposição do mural “Da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café”


Descrição: Projeto de transposição e conservação-restauração do mural em azulejo “Da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café”, de Yara Tupinambá. Transposição dos dois painéis das salas do segundo andar para a Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema (EPC) da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Alessandra Rosato: Coordenadora Executiva e de Conservação-Restauração Moema N. Queiroz: Coordenadora auxiliar de Conservação-Restauração . 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (13) . 

Integrantes: Moema Nascimento Queiroz – Integrante / Luiz Antônio Cruz Souza – Coordenador / Alessandra Rosado – Integrante / Alexandre Leão – Integrante / Rita Lages Rodrigues – Integrante / Perside Omena Ribeiro – Integrante.
Financiador(es): Assembléia Legislativa de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

2009 – 2010

Projeto Memória Acervo e Arte da UFMG


Descrição: Realização do levantamento das obras de arte do acervo da UFMG e divulgação desse importante patrimonio cultural através de exposições, livros e seminários.. 
Situação: Concluído; Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação: (8) . 

Integrantes: Moema Nascimento Queiroz – Coordenador / FERNANDINO, Fabrício – Integrante / João Antônio de Paula – Integrante / Heloisa Starling – Integrante / Marilia Andrés Ribeiro – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais – Auxílio financeiro.

 

 

Áreas de atuação


1.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTES VISUAIS.

2.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

3.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Patrimonial.

 

 

Idiomas


Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

 

 

Prêmios e títulos


2003

Mestre em Artes Visuais na área de Conservação Preventiva e Tecnologia da Imagem, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes.

1992

Especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

 

Produções


 

Produção bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos

 

Ordenar por

1.

QUEIROZ, Moema N.; COPPOLLA, Soraya . A prática da preservação, conservação e restauração e a Teoria de Brandi. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 40, p. 391-409, 2008.

 

2.

QUEIROZ, Moema N.. Preservação do Patrimônio através da Educação Patrimonial: uma experiência com Professores da Rede Pública de Ensino de Itabirito/MG. Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação, v. 1, p. 275-280, 2006.

 

3.

QUEIROZ, Moema N.. Capela de São Sebastião: notícias de um patrimônio quase desconhecido das Minas Gerais. Imagem Brasileira, v. 1, p. 195-203, 2006.

 

4.

QUEIROZ, Moema N.. Mestre de Barão de Cocais: uma. Imagem Brasileira, v. 1, p. 61-65, 2003.

 

5.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUITES, Maria Regina Emery ; QUEIROZ, Moema N. . Nossa Senhora da Piedade do Aleijadinho. Imagem Brasileira, v. 1, p. 41-48, 2003.

 

6.

BRAGA, Gedley Belchior ; QUEIROZ, Moema N. . Conservação e Resauro de Cerâmicas Arqueológicas: Workshop. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 1, p. 323-327, 2000.

 

Livros publicados/organizados ou edições

1.

OLIVEIRA, M. C. D. ; QUEIROZ, Moema N. ; SANTIAGO, L. A. F. ; DIEL, J. . Imagens venezianas. 1. ed. Campinas: Império do Livro, 2013. v. 200. 28p .

 

2.

 QUEIROZ, Moema N.. Rompendo os tapumes: uma proposta de interação vivenciada através da restauração na comunidade de S. S. das Águas Claras. 1ª. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 252p .

 

Capítulos de livros publicados

1.

OLIVEIRA, M. C. D. ; QUEIROZ, Moema N. ; SANTIAGO, L. A. F. . Discurso Amoroso. Imagens venezianas. 1ªed.São Paulo: Império do Livro, 2013, v. , p. 19-23.

 

2.

QUEIROZ, Moema N.; RIBEIRO, M. A. ; FERNANDINO, Fabrício . Esse ilustre quase desconhecido Acervo Artístico da UFMG. Acervo Artístico da UFMG. 1ªed.Belo Horizonte/MG: C/Arte Editora, 2011, v. , p. 75-94.

 

Textos em jornais de notícias/revistas

1.

QUEIROZ, Moema N.. A história nas mãos. Jornal O Estado de Minas – Caderno Pensar, Belo Horizonte/MG, p. Capa, 19 jun. 2004.

 

2.

 QUEIROZ, Moema N.. A Educação Patrimonial como Instrumento de Cidadania. Revista Museu, Rio de Janeiro.

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1.

QUEIROZ, Moema N.. Preservação do Patrimônio através da Educação Patrimonial: uma experiência com Professores da Rede Pública de Ensino de Itabirito/MG. In: III Simpósio de Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais – AERPA, 2006, Olinda. Revista Brasileira AERPA: Edicção Especial dos Anais do IIIIII Simpósio de Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais – AERPA. Olinda: AERPA Editora, 2006. v. 1. p. 275-280.

 

2.

QUEIROZ, Moema N.. CONSERVAÇÃO, RESTAURAÇÃO, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta de interação na comunidade de São Sebastião das Águas Claras/ MG. In: I Jornadas do Patrimônio Cultural no Espírito Santo, 2006, Vitória/ES. I Jornadas do Patriônio Cultural no Espírito Santo. Vitória/ES: UFES, 2006. v. 1. p. 1-7.

 

3.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUITES, Maria Regina Emery ; QUEIROZ, Moema N. . Piedad de Aleijadinho en Felixlandia, Minas Gerais-Brasil. In: 13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation, 2002, Rio de Janeiro. 13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation. London: James&James (Science Publishers) Ltd., 2002. v. 2. p. 502-506.

 

4.

QUEIROZ, Moema N.; SOUZA, Luiz Antônio Cruz . Comunidade de Sâo Sebastião das Águas Claras: A aplicação da conservação preventiva como ferramenta para a conscientização patrimonial-uma proposta preliminar. In: XI Congresso Internacional ABRACOR: A metodologia científica da Conservação-Restauração de Bens Culturais, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Internacional ABRACOR: A metodologia científica da Conservação-Restauração de Bens Culturais. Rio de Janeiro: ABRACOR, 2002. v. 1. p. 91-95.

 

5.

QUEIROZ, Moema N.; SOUZA, Luiz Antônio Cruz . Community of São Sebastião das Águas Claras: applying preventive conservation as tool for understanding patrimony-a preliminary proposal. In: XI Congresso da ABRACOR: A metodologia Científica da Conservação-Restauração de Bens Culturais, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso da ABRACOR: A metodologia Científica da Cosnervação-Restauração de Bens Culturais Móveis. Rio de Janeiro: ABRACOR, 2002. v. 1. p. 80-81.

 

6.

NEVES, Anamaria R. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Conceitos e critérios: a importância nas decisões. In: X Congresso da ABRACOR: Desafios da Perservação do Patrimônio Cultural, 2000, São Paulo. Anais do X Congresso da ABRACOR: Desafios da Perservação do Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro: ABRACOR, 2000. v. 1. p. 175-179.

 

7.

QUEIROZ, Moema N.; PAIVA, Zilma Fontes . Estudo, Reconstituição de Suporte e Remontagem do Painel. In: Anais do VIII Congresso da ABRACOR: políticas de preservação, pesquisas e técnicas em conservação/restauração e formação profissional, 1996, Ouro Preto/MG. Anais do VIII Congresso da ABRACOR: políticas de preservação, pesquisas e técnicas em conservação/restauração e formação profissional. Rio de Janeiro: ABRACOR, 1996. v. 1. p. 185-188.

 

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

1.

QUEIROZ, Moema N.. Preservação do Patrimônio através da Educação Patrimonial: uma experiência com professores da rede pública de ensino de Itabirito/MG. In: III Simpósio de Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais, 2006, Olinda/PE. Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação. Olinda/PE: AERPA, 2006. v. 1. p. 101-101.

 

2.

QUEIROZ, Moema N.. Educação Patrimonial e conservação-restauração em parceria com a cidadania. In: 1º Fórum Brasileiro do Patrimônio Cultural, 2004, Belo Horizonte. 1º Fórum Brasileiro do Patrimônio Cultural. Belo Horizonte/MG: Editora UFMG, 2004. v. 1. p. 203-204.

 

3.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. . Iniciação à Conservação de obras de arte: o patrimônio a serviço da educação. In: 1º Fórum Brasileiro do Patrimônio Cultural, 2004, Belo Horizonte. 1º Fórum Brasileiro do Patrimônio Cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. v. 1. p. 208-209.

 

Resumos publicados em anais de congressos

1.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. . Iniciação à Conservação de Obras de Arte: Instrumento para a Educação Patrimonial. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária / 3º Encontro nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária/3º Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitára-UFMG:[re]conhecer diferenças; construir resultados. Belo Horizonte: UFMG, 2004. v. 1.

 

2.

NARDI, Carolina Maria Proença ; QUEIROZ, Moema N. . La Restauración como apoyo para confirmar una atribución. In: 13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation, 2002, Rio de Janeiro. 13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation. London: James&James (Science Publishers) Ltd., 2002. v. 2. p. 951-951.

 

3.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. ; QUITES, Maria Regina Emery . Conceptos y criterios para la conservación de un conjunto escultórico en grave estado de deterioro. In: 13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation, 2002, Rio de Janeiro. 13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation. London: James&James (Science Publishers) Ltd., 2002. v. 2. p. 952-952.

 

Apresentações de Trabalho

1.

QUEIROZ, Moema N.. Oficina Memória e Comunidade -. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

2.

QUEIROZ, Moema N.. Rompendo os Tapumes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

3.

QUEIROZ, Moema N.. A Profissão de Conservador-Restaurador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

4.

QUEIROZ, Moema N.. A Educação Patrimonial através da Conservação-Restauração. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

5.

QUEIROZ, Moema N.. Consciência Patrimonial: conquista da cidadania. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

6.

QUEIROZ, Moema N.. Identidade Cultural e Patrimônio: quem somos nós?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

7.

QUEIROZ, Moema N.. Consciência Patrimonial: conquista de cidadania. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

8.

QUEIROZ, Moema N.. Uma proposta de interação vivenciada na comunidade de São Sebastião das Águas Claras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

9.

QUEIROZ, Moema N.. Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

10.

QUEIROZ, Moema N.. Restauração de Bens Móveis. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

11.

QUEIROZ, Moema N.. El Turismo como fuente de conscienciación patrimonial. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

12.

QUEIROZ, Moema N.. Pintura Mural e Arte Contemporânea: um intercâmbio em conservação e restauração na Espanha. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

13.

QUEIROZ, Moema N.. Restauração de Pintura Mural e Restauração de Pintura Contemporânea. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

14.

QUEIROZ, Moema N.. Restauração de Pintura Mural e Arte Contemporânea: um intercâmbio com a Espanha. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

15.

QUEIROZ, Moema N.. Conservação: Conceitos Básicos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

16.

QUEIROZ, Moema N.. Restauração da Pintura de Manoel Ribeiro Rosas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

17.

QUEIROZ, Moema N.. Esponsais de Nossa Senhora e São José – Adequação de parte de uma pintura de forro para um painel: problemas e soluções. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

18.

QUEIROZ, Moema N.. Um relato sobre o workshop. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

Outras produções bibliográficas

1.

QUEIROZ, Moema N.. Rompendo os tapumes: Uma proposta de interação vivenciada através da restauração na comunidade de S. S. das Águas Claras. Rio de Janeiro – RJ, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

 

2.

 QUEIROZ, Moema N.. Rompendo os tapumes: uma proposta de interação vivenciada através da restauração na comunidade de Sâo Sebastião das Águas Claras. Belo Horizonte: A autora, 2003 (Dissertação).

 

3.

NARDI, Carolina Maria Proença ; QUEIROZ, Moema N. . Mestre de Barão de Cocais: notícias de uma pesquisa em andamento. Belo Horizonte-MG: CEIB-Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, 2000 (Artigo).


Produção técnica

Trabalhos técnicos

1.

QUEIROZ, Moema N.; GOMES, Bárbara M. . Laudos técnicos de saída da exposição: Bracher Pintura e Permanência . 2015.

 

2.

QUEIROZ, Moema N.; GOMES, Bárbara M. . Laudos técnicos de chegada da exposição: Bracher Pintura e Permanência . 2014.

 

3.

QUEIROZ, Moema N.; GOMES, Bárbara M. . Laudos técnicos de saída da exposição: Visões na Coleção Ludwwig. 2014.

 

4.

QUEIROZ, Moema N.; GOMES, Bárbara M. . Laudos técnicos de entrada da exposição: Visões na Coleção Ludwwig. 2014.

 

5.

SOUZA, Luiz Antônio Cruz ; ROSADO, Alessandra ; QUEIROZ, Moema N. . Coordenadora auxiliar do Projeto de transposição do mural ‘Da descoberta do Brasil ao ciclo mineiro do café’. 2012.

 

6.

SOUZA, Luiz Antônio Cruz ; ROSADO, Alessandra ; QUEIROZ, Moema N. . Transposição e restauro do painel em azulejo ‘Do descobrimento do Brasil ao Ciclo Mineiro do Café’. 2012.

 

7.

QUEIROZ, Moema N.. Coordenadora das atividades de embalagem, desembalagem , montagem e desmontagem das Coleções Brasiliana e Amigas da Cultura da UFMG. 2011.

 

8.

QUEIROZ, Moema N.. Coordenadora do Inventário ‘Levantamento do Acervo Artístico da UFMG’ – Projeto Memória, Acervo e Arte. 2009.

 

9.

QUEIROZ, Moema N.. Laudo Técnico saída e retorno – Condition Report da Obra ‘Portier de Nuit, de Jorge Guinle (1985). 2009.

 

10.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; DINIZ, Wivian . Gerenciamento de Riscos do Acervo de INHOTIM/CACI-Centro de Arte Contemporânea. 2007.

 

11.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. ; NEVES, Anamaria R. A. . Levantamento Técnico, Projeto de Conservação-Restauração e Ações de Educação Patrimonial: Pinturas de grandes dimensões de Escolas Municipais da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. 2004.

 

12.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. . Levantamento do Estado de Conservação e Proposta de Conservação-Restauração da Coleção do Museu de Arte Sacra de Pitangui. 2003.

 

13.

QUEIROZ, Moema N.; NEVES, Anamaria R. A. . Projeto de Conservação-Restauração de Pinturas Murais da Igreja Matriz Sagrada Família de Três Corações/MG. 2002.

 

14.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. . Levantamento do Estado de Conservação e Proposta de Conservação-Restauração das obras pertencentes à Fundação Belgo Mineira. 2000.

 

15.

QUEIROZ, Moema N.; MOURA, Gislaine Randaso Teixeira ; QUITES, Maria Regina Emery . Levantamento técnico e Elaboração de Projeto de Conservação-Restauração do Acervo Artístico da UFMS. 2000.

 

16.

QUEIROZ, Moema N.; MOURA, Gislaine Randaso Teixeira ; NEVES, Anamaria R. A. . Projeto de Arranque e Transposição de Pintura Mural – São Paulo/SP. 2000.

 

17.

QUEIROZ, Moema N.; NEVES, Anamaria R. A. . Projeto de Conservação-Restauração de Pinturas Murais – Casa do séc. XIX / XX. 2000.

 

18.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. . Projeto de Restauração de Bens Integrados da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha-Castelo/ES. 1997.


Demais tipos de produção técnica

1.

QUEIROZ, Moema N.. Programa de Formação na área de cultura ‘Arte, fazer e desconstruir’ – Educação Patrimonial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

2.

QUEIROZ, Moema N.. Educação Patrimonial e Ambiental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

3.

QUEIROZ, Moema N.. V Seminário de Educação Patrimonial de Ubá: Preservando o Patrimônio através da Educação Patrimonial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

4.

QUEIROZ, Moema N.. Preservando o Patrimônio através da Educação Patrimonial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

5.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

6.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

7.

QUEIROZ, Moema N.; SOUZA, Luiz Antônio Cruz . Conservação: Conceitos Básicos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Texto didático).

 

8.

QUEIROZ, Moema N.; COSTA, Symone Duarte Pereira da ; PESTANA, Aline ; RAMOS, Ivani W. . 49 Pinturas da Faculdade de Medicina da UFMG – GARCEZ, Gentil; HERCULANO; MACHADO, Oswald; COELHO, Carlos; THALUIA; RIBEIRO, José Maria; Pinturas sobre telas – séc XX. 2007. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

9.

QUEIROZ, Moema N.. Ciclo de Palestras. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

10.

QUEIROZ, Moema N.. Manuseio e Embalagem de Esculturas policromadas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

 

11.

QUEIROZ, Moema N.. Preservando o Patrimônio através da Educação Patrimonial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

12.

QUEIROZ, Moema N.. Identidade Cultural, Patrimônio e Educação Patrimonial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

 

13.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

14.

QUEIROZ, Moema N.; GIOVANELLA, Rodrigo . Nossa Senhora do Rosário – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 2006. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

15.

QUEIROZ, Moema N.. Retrato de Juscelino Kubitschek – CAVALCANTI, Di – Pintura sobre tela – séc. XX. 2006. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

16.

QUEIROZ, Moema N.. Retrato de Juscelino Kubitschek – BRACHER, Frederico – Pintura sobre tela – séc. XX. 2006. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

17.

QUEIROZ, Moema N.. Nossa Senhora da Soledade – Anônimo – Escultura em gêsso policromada – séc. XX. 2006. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

18.

QUEIROZ, Moema N.. Preservando o Patrimônio através da Educação Patrimonial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

19.

QUEIROZ, Moema N.. Seminário. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

20.

QUEIROZ, Moema N.. Conservação Preventiva e Educação Patrimonial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

21.

QUEIROZ, Moema N.. Um olhar sobre o patrimônio de minha cidade: como posso preservar?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

22.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

23.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

24.

QUEIROZ, Moema N.. Consciência Patrimonial: Conquista de Cidadania. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Apostila).

 

25.

QUEIROZ, Moema N.. Nossa Senhora do Rosário – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XX. 2005. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

26.

QUEIROZ, Moema N.. Maria Madalena – Glycia – Pintura sobre tela – séc. XX. 2005. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

27.

QUEIROZ, Moema N.. Retrato de Mulher – Anônimo – Pintura sobre tela – séc. XX. 2005. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

28.

QUEIROZ, Moema N.. Marinha – PINTO, Sylvio – Pintura sobre tela – séc. XX. 2005. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

29.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

30.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

31.

QUEIROZ, Moema N.. Identidade e Cultura: rompendo os tapumes da Arte-Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

32.

QUEIROZ, Moema N.. Reintegração Cromática: Aspectos Teóricos e Práticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

33.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. . S/ título – RENAULT, Irma – Pintura sobre tela – séc. XX. 2004. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

34.

QUEIROZ, Moema N.. Santo Antônio (duas imagens) – Anônimo – Escultura em gesso policromada – séc. XX. 2004. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

35.

QUEIROZ, Moema N.. Marinha de Cabo Frio – PAULA, Inimá de – Pintura sobre Tela – séc. XX. 2004. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

36.

QUEIROZ, Moema N.. A Praia – MASSENA, Homero – Pintura sobre tela – séc. XX. 2004. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

37.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

38.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

39.

SOUSA JR, M. A. ; QUEIROZ, Moema N. ; MORESI, Claudina Maria Dutra . Iniciação à Conservação de Obras de Arte. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

40.

QUEIROZ, Moema N.. Santo Antônio – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII / XIX (prov.). 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

41.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. ; Equipe Técnica ; Alunos Curso Especialização/EBA-UFMG . 84 obras artísticas (82 esculturas em madeira e em madeira dourada e policromada) e 02 pinturas sobre madeira) – sécs. XVIII e XIX. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

42.

QUEIROZ, Moema N.; NEVES, Anamaria R. A. . Fundação da Escola Livre de Odontologia – GARCEZ, Gentil – Pintura sobre tela – séc. XX. 2001. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

43.

QUEIROZ, Moema N.. Noções Básicas sobre Conservação de Obras de Arte: Manuseio, embalagem e transporte de obras de arte – princípios básicos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

44.

QUEIROZ, Moema N.. Conservação Preventiva de Bens de Interesse Cultural / Módulo I: Patrimônio e Identidade Cultural como fontes de reconhecimento de cidadania. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

45.

QUEIROZ, Moema N.. Conservação Preventiva de Bens de Interesse Cultural / Módulo I: Patrimônio e Identidade Cultural como fontes de reconhecimento de cidadania. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

46.

QUITES, Maria Regina Emery ; QUEIROZ, Moema N. . Como eu posso cuidar da natureza, das obras de arte e do meu Patrimônio?. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

 

47.

DINIZ, Wivian ; QUEIROZ, Moema N. . Conservação Preventiva de Bens de Interesse Cultural. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Apostila).

 

48.

QUEIROZ, Moema N.. Manuseio, embalagem e transporte de obras de arte: princípios básicos. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Apostila).

 

49.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. . O Sermão – BRENNINGTON, T. – Pintura sobre tela – século XIX. 2000. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

50.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery ; Equipe Técnica . Nossa Senhora da Piedade – ALEIJADINHO – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

51.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . São João Nepomuceno – ALEIJADINHO – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII. 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

52.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . Nossa Senhora da Assunção – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policroada – séc. XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

53.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . São Domingos – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

54.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . Santa Bárbara – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

55.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . São Manoel – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc XVIII / XIX (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

56.

QUEIROZ, Moema N.; PAIVA, Zilma Fontes . Cristo da Coluna – Anônimo – Escultura em madeira policromada – séc. XVIII / XIX (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

57.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . Santa Tereza D’Ávila – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

58.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . São Francisco de Paula – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

59.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . São Caetano – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

60.

QUEIROZ, Moema N.; NARDI, Carolina Maria Proença . Sant’Ana Mestra – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 2000. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

61.

QUEIROZ, Moema N.. Retrato de Vitório Marçolla – OSWALD, Carlos – Pintura sobre tela – séc. XX. 1999. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

62.

QUEIROZ, Moema N.. Margarida de Cortona – Anônimo – Pintura sobre Madeira – séc. XVIII / XIX (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

63.

QUEIROZ, Moema N.; NEVES, Anamaria R. A. . Fragmento de Pintura Maneirista – Anônimo – Pintura sobre tela – séc. XVII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

64.

QUEIROZ, Moema N.. São José com o menino Jesus – Anônimo – Pintura sobre tela – séc. XIX / XX. 1999. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

65.

NARDI, Carolina Maria Proença ; QUEIROZ, Moema N. . Sant’Ana Mestra – Mestre de Barão de Cocais – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII / XIX (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

66.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Leão de Eça (A) – ALEIJADINHO – Escultura em madeira – séc. XIX (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

67.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Leão de Eça (B) – ALEIJADINHO – Escultura em madeira – séc. XIX (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

68.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Leão de Eça (C) – ALEIJADINHO – Escultura em madeira – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

69.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Leão de Eça (D) – ALEIJADINHO – Escultura em madeira – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

70.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Santa Luzia – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

71.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . São Joaquim – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

72.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Sant’Ana Mestra – ALEIJADINHO – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

73.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . São Joaquim – Aleijadinho – Escultura em madeira dourada e policromada – séc XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

74.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Pelicano – Anônimo – Escultura em madeira dourada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

75.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Busto Relicário (Stº Hilário) – ALEIJADINHO – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

76.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Busto Relicário ( Stº Atanásio) – ALEIJADINHO – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

77.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . São Francisco de Paula – ALEIJADINHO – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

78.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Nossa Senhora Rainha dos Anjos – BRITO, Francisco Xavier de – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

79.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. ; QUITES, Maria Regina Emery . Sant’Ana Mestra – ALEIJADINHO – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

80.

NARDI, Carolina Maria Proença ; QUEIROZ, Moema N. . São Sebastião – Mestre de Barão de Cocais – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

81.

NARDI, Carolina Maria Proença ; QUEIROZ, Moema N. . São José de Botas – Mestre de Barão de Cocais – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1999. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

82.

QUEIROZ, Moema N.QUITES, Maria Regina Emery . Contra-baixo – Instrumento Musical – séc. XX. 1999. (Manutenção de obra artística/Conservação).

 

83.

QUEIROZ, Moema N.. Troupeau de Moutons a Boulogne – DEYROLLE, T.H. – Pintura sobre tela – séc. XIX. 1996. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

84.

QUEIROZ, Moema N.; SOUSA JR, M. A. ; Equipe Técnica do CECOR/EBA-UFMG . Nossa Senhora da Glória – Anônimo – Pintura sobre tela – séc. XVIII / XIX (prov.). 1996. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

85.

QUEIROZ, Moema N.. S/ título – DI PRETE – Pintura sobre tela – séc. XX. 1995. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

86.

QUEIROZ, Moema N.COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos . Madona com o menino Jesus e São João – HIDALGO, José Maria – Pintura sobre tela – séc. XIX. 1995. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

87.

QUEIROZ, Moema N.; BOSCAN, Renata Prieto . Nossa Senhora da Conceição – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1995. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

88.

QUITES, Maria Regina Emery ; Alunos Curso Especialização/EBA-UFMG ; QUEIROZ, Moema N. . Divino Espírito Santo – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1994. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

89.

QUEIROZ, Moema N.. Sant’Ana Mestra – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1994. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

90.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; Equipe Técnica do CECOR/EBA-UFMG ; QUEIROZ, Moema N. . Santa Ceia – ATHAÍDE, Manoel da Costa – Pintura sobre tela – séc. XIX. 1993. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

91.

QUEIROZ, Moema N.; PAIVA, Zilma Fontes . Esponsais de Nossa Senhora e São José – ROSA, Manoel Ribeiro – Pintura sobre madeira – séc XVIII (prov.). 1993. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

92.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; Alunos Curso Especialização/EBA-UFMG ; QUEIROZ, Moema N. . Santa Efigênia – SERVAS, Francisco Vieira – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1993. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

93.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; Alunos Curso Especialização/EBA-UFMG ; QUEIROZ, Moema N. . São Benedito – SERVAS, Francisco Vieira – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1993. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

94.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. . São João Nepomuceno – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1992. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

95.

COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos ; QUEIROZ, Moema N. . São Brás – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1992. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

96.

QUEIROZ, Moema N.. Paisagem Italiana – MOTTA, Agostinho José daPintura sobre tela – séc. XIX. 1991. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

97.

QUEIROZ, Moema N.. Cristo do Calvário – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1990. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

98.

QUEIROZ, Moema N.. Retrato de Artur Soares de Moura – BOSCAGLI, Giuseppe – Pintura s/ tela – séc XX. 1990. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

99.

QUEIROZ, Moema N.. Atlante – Anônimo – Escultura em madeira dourada e policromada – séc. XVIII (prov.). 1990. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

100.

QUEIROZ, Moema N.. Jesus toma a cruz às costas – Via Sacra 2º passo – PORTINARI, Cândido – Pintura sobre madeira – séc. XX. 1990. (Manutenção de obra artística/Restauração).

 

 

 

Bancas


 

Participação em bancas de trabalhos de conclusão

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização

1.

NEVES, Anamaria R. A.; QUEIROZ, Moema N.; Outros. Participação em banca de Bruno Galery Carneiro Teixeira. Gildinha e seus amigos: Pietrina Checcacci. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação/Restauração) – Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

 

2.

QUITES, Maria Regina EmeryQUEIROZ, Moema N.; TEIXEIRA, Rachel. Participação em banca de Leticia Dale Munhoz. A conservação-restauração de uma imagem de vestir e uma reflexão sobre o conservador-restaurador e a educação patrimonial. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação/Restauração) – Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

 

3.

NEVES, Anamaria R. A.; QUEIROZ, Moema N.; CASTRO, Maria Ângela de. Participação em banca de Junia Maria de Araújo. Conservação-Restauração de uma pintura contemporânea: Abstrato. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação/Restauração) – Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

 

4.

NEVES, Anamaria R. A.; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Ângela Zampier. Conservação-Restauração de um ex-voto em técnica a têmpera sobre madeira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

5.

QUITES, Maria Regina Emery; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Keli Cristina Scolari. São Manoel Mártir: Conservação-Restauração de uma escultura em madeira dourada e policromada. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

6.

NEVES, Anamaria R. A.; SOUSA JR, M. A.; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de VantecirAlmeida dos Passos. A importância da conservação preventiva de uma pintura moderna. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

7.

SOUZA, Luiz Antônio Cruz; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Kleumanery de Melo Barboza. Tecnologia construtiva, estado de conservação e ações para a preservação de um oratório mineiro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

8.

NEVES, Anamaria R. A.; QUEIROZ, Moema N.; Outros. Participação em banca de Elvira Nóbrega de Faria. Restauração de uma pintura atribuída ao Mestre Ataíde. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação/Restauração) – Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

 

9.

NEVES, Anamaria R. A.; SOUSA JR, M. A.; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Larissa Long. Kazuo Wakabayashi: conservação e restauração de uma pintura matérica. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

10.

NEVES, Anamaria R. A.; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Josiane de Figueiredo Nascimento. Restauração de uma pintura Abstrata: Abstrato-Inimá de Paula. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

11.

QUITES, Maria Regina Emery; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Rosângela Lucia Almendra Meger. São Francisco de Paulo do Serro: Conservação e restauração de uma imagem devocional. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

12.

NEVES, Anamaria R. A.; QUEIROZ, Moema N.; FERNANDINO, Fabrício. Participação em banca de Nelson Lage Fonseca. Restauração de duas pinturas portuguesas sobre metal pertencentes à Coleção Brasiliana da UFMG. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

13.

SOUZA, Luiz Antônio Cruz; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Lino Junkes. Biombo – Arlindo Corrêa Lima. Conservação e restauração: uma proposta de adaptação para manuseio e exibição. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

14.

SOUZA, Luiz Antônio Cruz; QUEIROZ, Moema N.; HILL, Marcos de Sena. Participação em banca de Soraya Aparecida Álvares Coppola. Nossa Senhora das Dores: aspectos científicos do estado de conservação de uma obra têxtil, complexidades de materiais e critérios de intervenções. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação/Restauração) – Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

 

15.

QUITES, Maria Regina EmeryQUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Alessandra Rosato. As dores de Nossa Senhora: procedimentos específicos para a conservação e restauração de uma escultura de roca e elaboração de uma cartilha de conservação preventiva. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

16.

NEVES, Anamaria R. A.; QUEIROZ, Moema N.; Outros. Participação em banca de João Carlos Silveira Dannemann. Conservação de Pinturas contemporâneas: considerações sobre critérios. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação/Restauração) – Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

 

17.

NEVES, Anamaria R. A.; Outros; QUEIROZ, Moema N.. Participação em banca de Otávio Cassio Olímpio Maia. Exame, pesquisa e intervenção sobre uma obra em pintura já restaurada no passado: um caso de de-restauração e re-restauração. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação-Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes.

 

18.

NEVES, Anamaria R. A.; QUEIROZ, Moema N.; HILL, Marcos de Sena. Participação em banca de Dulce Consuelo M. A. e Senra. Restauração de uma têmpera sobre madeira da época imperial. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Conservação/Restauração) – Universidade Federal de Minas Gerais/EBA-CECOR.

 

 

 

Eventos


 

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras

1.

Encontro Interno de Pesquisa do Linha: Grupo de Pesquisa do LINHA.ANTIGOS CAMINHOS, NOVAS INQUIETAÇÕES. 2012. (Encontro).

 

2.

6º Encontro Cultivando Água Boa.Preservando o Patrimônio por meio da Educação Patrimonial. 2009. (Encontro).

 

3.

Gerenciamento de Riscos ao Patrimônio Cultural/Abracor. 2008. (Oficina).

 

4.

I Seminário Memória e Informação nas Instituições – Centro de Pesquisa e Memória do Teatro Galpão Cine Horto (5 horas). 2008. (Seminário).

 

5.

Oficina sobre Gerenciamento de Riscos ao Patrimônio Cultural/ICCROM-ABRACOR.-. 2008. (Oficina).

 

6.

Programa de Limpeza Modular: uma abordagem sistemática para a limpeza de obras de arte/ Prof. Chris Stavroudis. 2008. (Oficina).

 

7.

Seminário “A Arte da Memória e a Memória do Futuro”-Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares-IEAT/UFMG. 2008. (Seminário).

 

8.

Seminário “Computação Gráfica: pesquisas e aplicações em Educação Patrimonial, modelos, realidades virtuais, interfaces: Problematizando a solução” – Arquivo Histórico Municipal/DPH/SMC – São Paulo-SP. 2008. (Seminário).

 

9.

Workshop “Programa de Limpeza Modular: Uma abordagem sistemática para a limpeza de Obras de Arte” – Prof. Chris Stavroudis/Grupo de estudos do Centro de Conservação de Bens Culturais (45 h). 2008. (Oficina).

 

10.

III Simpósio de Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais – AERPA.Preservação do Patrimônio através da Educação Patrimonial: uma experiência com Professores da Rede Pública de Ensino de Itabirito/MG. 2006. (Simpósio).

 

11.

I Jornadas do Patrimônio Cultural no Espírito Santo.Conservação, restauração e educação patrimonial: uma proposta de interação na comunidade de São Sebastião das Águas Claras-MG. 2006. (Outra).

 

12.

XVI CONFAEB: Unidade na Diversidade. Preservação do Patrimônio através da Educação Patrimonial: uma experiência com professores da rede pública de ensino de Itabirito/MG. 2006. (Congresso).

 

13.

IV Congresso do CEIB. 2005. (Congresso).

 

14.

1º Fórum Brasileiro do Patrimônio Cultural.Educação Patrimonial e conservação-restauração em parceria com a cidadania / Iniciação à Conservação de Obras de Arte: o patrimônio a serviço da educação. 2004. (Outra).

 

15.

2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária / 3º Encontro nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária. Iniciação à conservação de obras de arte: um instrumento para a educação patrimonial. 2004. (Congresso).

 

16.

II Seminário ARO de capacitação em Patrimônio Cultural. 2003. (Seminário).

 

17.

The Impact of Modern Paints – Ciclo de Seminários do Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes/UFMG. 2003. (Seminário).

 

18.

13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation. Piedad de Aleijadinho en Felixlandia, Minas Gerais-Brasil. 2002. (Congresso).

 

19.

13 th Triennial Meeting of the International Council of Museums Committee for Conservation. La restauración como apoyo para confirmar una atribución. 2002. (Congresso).

 

20.

1º Seminário de Capacitação Museológica: Módulo I/Programa Museológico/Princípios e Metodologia de Trabalho. 2002. (Seminário).

 

21.

2º Seminário de Capacitação Museológica: Módulo II/Conceito Museológico e Salvaguarda Patrimonial. 2002. (Seminário).

 

22.

3º Seminário de Capacitação Museológica: Módulo III/Programas de Comunicação-Exposição, Educação e Avaliação. 2002. (Seminário).

 

23.

III Seminário do Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes.a ver. 2002. (Seminário).

 

24.

XI Congresso Internacional ABRACOR: A metodologia científica da Conservação-Restauração de Bens Culturais. Comunidade de São Sebastião das Águas Claras: a aplicação da conservação preventiva como ferramenta para a conscientização patrimonial-uma proposta preliminar. 2002. (Congresso).

 

25.

Ciclo Internacional de Palestras. 2001. (Outra).

 

26.

II Congresso do CEIB – Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 1]º trab: Mestre de Barão de Cocais: uma assinatura revelada / 2º trab: Nossa Senhora da Piedade de Felixlândia. 2001. (Congresso).

 

27.

Seminário. 1997. (Seminário).

 

28.

VIII Congresso da ABRACOR. Estudo, reconstituição de suporte e remontagem do painel. 1996. (Congresso).

 

29.

VI Seminário Nacional da ABRACOR: Metodologias de Preservação de Bens Culturais. 1992. (Seminário).

 

30.

V Encontro dos Pesquisadores do Barroco Mineiro. 1991. (Encontro).

 

 

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

1.

MAIA, Marilene C. ; CURA, D. J. ; BRANCO, M. A. S. ; MENDES, I. ; QUEIROZ, Moema N. . Inovação em Restauração de Pinturas: Resinas Sintéticas para Vernizes e Reintegração Cromática. 2014. (Outro).

 

 

 

Orientações


 

Orientações e supervisões concluídas

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

1.

Denise Lampert. Nossa Senhora do Ó ou da Expectação: Conservação e Restauração de uma escultura em madeira policromada. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em XIV Curso Especialização Conservação/Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes. Orientador: Moema Nascimento Queiroz.

 

Orientações de outra natureza

1.

Mauro de Lacerda Gontijo Junior. Conservação-Restauração de Pinturas sobre tela: relatório técnico das atividades realizadas. 2008. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Conservação e Restauração) – Fundação de Arte de Ouro Preto. Orientador: Moema Nascimento Queiroz.

 

2.

Symone Duarte Pereira da Costa. Conservação-Restauração de Pintura sobre tela: relatório técnico das atividades realizadas. 2007. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Conservação e Restauração) – Fundação de Arte de Ouro Preto. Orientador: Moema Nascimento Queiroz.

 

3.

Aline Pestana. Conservação-Restauração de Pinturas sobre tela: relatório técnico das atividades realizadas. 2007. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Conservação e Restauração) – Fundação de Arte de Ouro Preto. Orientador: Moema Nascimento Queiroz.

 

4.

Ivani Walendi Ramos. Conservação-Restauração de Pinturas sobre Tela: relatório técnico dos trabalhos realizados. 2007. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Conservação e Restauração) – Fundação de Arte de Ouro Preto. Orientador: Moema Nascimento Queiroz.

 

5.

Keli Cristina Scolari. Conservação-Restauração de Escultura em madeira dourada e policromada: relatório técnico dos trabalhos realizados. 2006. Orientação de outra natureza. (XVI Curso Especialização Conservação/Restauração) – Universidade Federal de MInas Gerais/Escola de Belas Artes. Orientador: Moema Nascimento Queiroz.

 

6.

Rodrigo Giovanella. Conservação-Restauração de Escultura em madeira dourada e policromada: relatório técnico de trabalhos realizados. 2005. Orientação de outra natureza. (Engenharia Industrial Madeireira) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Moema Nascimento Queiroz.

 

 

 

Outras informações relevantes


1) Mostra do Redescobrimento Brasil+500: Associação Brasil 500 Anos/Módulos de Arqueologia e Artes Indígenas: laudos técnicos de saída de obras do Museu Paraense Emilio Goeldi (Belém/PA), laudos técnicos de recebimento de obras das instituições nacionais cedentes, atendimento de courriers, acompanhamento da montagem da Exposição no Pavilão OCA. Módulo Barroco: Serviços técnicos especializados em conservação-restauração.

 


Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 25/05/2016 às 10:45:49

 

Baixar CurrículoImprimir Currículo