Profª Drª Adalgisa Arantes Campos

possui graduação em História – Modalidade Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), graduação em História – Modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é pesquisador produtividade em pesquisa 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado nível 2 da Universidade Federal de Minas Gerais e representante da ANPUH no Conselho Estadual do Patrimônio Cultural CONEP. Em suas pesquisas e produção acadêmica atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco luso-brasileiro, artistas no período colonial, iconografia cristã, ritos católicos, mecenato confrarial, o ideário da morte, as manifestações culturais e artísticas alusivas à Quaresma e Semana Santa; recentemente vem se dedicando ao estudo do universo artístico das ordens monásticas. Home page: http://geocities.yahoo.com.br/adarantes. Realizou estudos pós-doutorais sob a supervisão da profa. doutora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira (UFRJ).Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte.
Representante da ANPUH no Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP).
.
Formação acadêmica/Titulação
2007 – 2007 | Pós-Doutorado . Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia. |
1990 – 1994 | Doutorado em História Social (Conceito CAPES 7) . Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: A Terceira devoção do setecentos mineiro: o culto a São Miguel e Almas, Ano de Obtenção: 1994. Orientador: Laura de Mello e Souza. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cultura barroca; Culto das Almas; Novíssimos do Homem. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. |
1982 – 1986 | Mestrado em Filosofia (Conceito CAPES 6) . Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: A vivência da morte na Capitania das Minas, Ano de Obtenção:1986. Orientador: Henrique Cláudio de Lima Vaz SJ. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Pompa Fúnebre; Cultura luso-brasileira; Barroco mineiro. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. |
1985 – 1986 | Especialização em Cultura e Arte Barroca . (Carga Horária: 420h). Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. |
1978 – 1982 | Graduação em História – Modalidade Bacharelado . Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: Pampulha: uma proposta estética e ideológica. Orientador: Marília Andrés Ribeiro e Maria Eugênia Dias de Oliveira. |
1978 – 1982 | Graduação em História – Modalidade Licenciatura . Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. |
Atividades |
08/2009 – Atual | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História Medieval – diurno |
08/2009 – Atual | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História Medieval – noturno |
08/2009 – Atual | Ensino, Nível: Outro. |
Disciplinas ministradas Iconografia Cristã – Escola Templo da Arte |
05/2009 – Atual | Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, . |
Cargo ou função Representante dos Professores Associados na Câmara do Departamento de História. |
01/2002 – Atual | Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. |
Cargo ou função Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Memorandum. |
1/1999 – Atual | Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
Projetos de pesquisa Banco de Dados referente às séries paroquiais da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto – séculos XVIII e XIX |
09/1986 – Atual | Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, . |
Linhas de pesquisa História Social da Cultura |
03/2009 – 07/2009 | Ensino, Nível: Outro. |
Disciplinas ministradas Iconografia Cristã – Escola Templo da Arte |
03/2009 – 06/2009 | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte |
03/2009 – 06/2009 | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas Tópicos em História da Arte e da Cultura – Cultura Artística e Visão Escatológica (Idade Média a Moderna) |
01/2009 – 01/2009 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, . |
Cargo ou função Membro de Comissão Avaliadora das provas do Vestibular. |
08/2008 – 12/2008 | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas Barroco Mineiro – optativa |
08/2008 – 12/2008 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Tópico Especial – Barroco Luso-brasileiro e Mecenato: ordens regulares, ordens terceiras e confrarias (século XVI a meados do XIX) |
03/2007 – 07/2007 | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas O Barroco através de suas fontes manuscritas |
03/2007 – 07/2007 | Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, . |
Projetos de pesquisa Pompa Barroca: manifestações culturais, Semana Santa, escatologia e culto santoral na Época Moderna |
01/2003 – 12/2006 | Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
Projetos de pesquisa Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa 1700- 1850 |
3/2006 – 07/2006 | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte |
3/2006 – 06/2006 | Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas Artes visuais no Brasil I |
03/2006 – 06/2006 | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas Desenvolvimento de pesquisa: metodologias e fontes |
3/2006 – 06/2006 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Leitura orientada: Enfoques do objeto artístico. |
8/2005 – 12/2005 | Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte AI |
8/2005 – 12/2005 | Ensino, Turismo, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte Brasileira |
8/2005 – 12/2005 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Leitura orientada: O Barroco e suas interpretações |
08/2005 – 11/2005 | Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
Projetos de pesquisa As manifestações artísticas no Brasil oitocentista: a diluição do Rococó, o Academismo e seus desdobramentos até o advento da belle époque |
3/2005 – 7/2005 | Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte AI |
3/2005 – 7/2005 | Ensino, História, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da arte brasileira |
8/2004 – 12/2004 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Imaginário devocional na cultura barroca |
8/2004 – 12/2004 | Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte AI |
3/2004 – 7/2004 | Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte |
01/2001 – 12/2003 | Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
Projetos de pesquisa Pompa barroca, Semana Santa, escatologia e culto santoral no Baroco luso-brasileiro |
7/2003 – 11/2003 | Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte |
7/2003 – 11/2003 | Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas Arte Brasileira |
7/2003 – 11/2003 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Leitura Orientada: A morte e as obras culturais 30H/A |
3/2002 – 7/2002 | Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte Brasileira |
01/1999 – 12/2001 | Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
Projetos de pesquisa Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa |
1/2001 – 1/2001 | Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
Cargo ou função Membro de Comissão Avaliadora das Provas de Vestibular da UFMG. |
01/1996 – 12/1998 | Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
Projetos de pesquisa Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa |
3/1998 – 7/1998 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Cultura Artística e Religiosidade |
3/1996 – 7/1996 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Técnicas em pesquisa histórica |
3/1995 – 7/1995 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Cultura e Dominação |
3/1995 – 7/1995 | Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História da Arte AI |
3/1994 – 7/1994 | Ensino, História, Nível: Pós-Graduação. |
Disciplinas ministradas Mito, Imaginário e Simbólico na História |
9/1986 – 12/1990 | Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação. |
Disciplinas ministradas História Geral da Arte História da Arte Brasileira Arte Antiga e Medieval Arte Moderna e Contemporânea Barroco Mineiro Elementos de Pesquisa e Análise Artística História das Idéias Políticas e Sociais História do Brasil Colônia Cultura Brasileira História da Arte I História da Arte II Arte A2 Cultura Artística e Religiosa nas Minas Coloniais Barroco Iberoamericano História da Arte História da Arte Brasileira (Turismo) |
1. | História Social da Cultura |
Objetivos: A inserção da linha de pesquisa Cultura e Sociedade resulta no aprofundamento da reflexão metodológica e historiográfica sobre os conceitos de cultura, artes visuais, iconografia cristã, religiosidade realizado por parte dos integrantes da linha de pesquisa Cultura e Sociedade em sintonia com o amplo quadro de pesquisas historiográficas que se desenvolveram nas últimas décadas. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação Superior. Palavras-chave: cultura; sociedade. |
2. | Artes Plásticas |
3. | Patrimônio Cultural Brasileiro |
4. | História da Arte |
5. | Pompa Barroca |
6. | Escatologia
Projetos de Pesquisa
|
Membro de corpo editorial
2001 – Atual | Periódico: Memorandum (Belo Horizonte) (1676-1669) |
2008 – 2009 | Periódico: Varia História
|
Áreas de atuação
1. | Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. |
2. | Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte. |
3. | Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas. |
4. | Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte / Especialidade: Religião e Religiosidade. |
5. | Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Arte. |
Produção bibliográfica |
Alguns dos Artigos completos publicados em periódicos |
1. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . GRAMMONT, Guiomar de. Aleijadinho e o aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial. Varia História (UFMG. Impresso), v. 25, p. 345-347, 2009. |
2. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Aspectos da Semana Santa através do estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: cultura artística e solenidades (Minas Gerais séculos XVII ao XX). Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 19, p. 71-88, 2005. |
3. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Locais de sepultamentos e escatologia através de registros de óbitos da Época Barroca: a Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. Varia História, Belo Horizonte, v. 31, p. 159-183, 2004. |
4. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . São Miguel, as almas do Purgatório e as balanças: iconografia e veneração na Época Moderna.. Memorandum Memória e História Em Psicologia, v. 07, p. 1, 2004. |
5. | CAMPOS, Adalgisa Arantes ; FRANCO, Renato Júnio . Notas sobre os significados religiosos do Batismo. Varia História, Belo Horizonte, v. 31, p. 21-40, 2004. |
6. | CAMPOS, Adalgisa Arantes ; FRANCO, Renato Júnio . Aspectos da visão hierárquica no barroco luso-brasileiro:disputas por precedência em confrarias mineiras. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 09, n. 17, p. 193-215, 2004. |
7. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Cultura artística e calendário festivo no barroco luso-brasileiro: as ordens terceiras do Carmo. Imagem Brasileira, Belo Horizonte, v. 02, p. 15-25, 2003. |
8. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Execuções na colônia: a morte de Tiradentes e a cultura barroca. Visionários: a imaginação republicana em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX., Belo Horizonte, 2003. |
9. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . As ordens Terceiras de São Francisco da Penitência nas Minas Coloniais: cultura artística e Procissão de Cinzas. Imagem Brasileira, Belo Horizonte, v. 1, p. 193-199, 2001. |
10. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Mecenato e estilo rococó na época barroca: a capela do Rosário dos Pretos de Vila Rica. Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo/MG, v. 4, p. 37-45, 2001. |
11. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . A Visão Barroca de Mundo em D. Frei de Guadalupe (172-1740) : seu testamento e pastoral. Varia História, Belo Horizonte, v. 21, p. 364-380, 2000. |
12. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . A Idéia do Barroco e os desígnios de uma nova mentalidade: a misericórdia através dos sepultamentos pelo amor de Deus na Paróquia do Pilar de Vila Rica (1712-1750). Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 19, p. 45-68, 2000. |
13. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . As Ordens Terceiras de São Francisco nas Minas Colonais: cultura artística e Procissão de Cinzas. Estudos de História, Franca/SP, v. 6, n. 2, p. 121-134, 1999. |
14. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . A mentalidade religiosa do setecentos: o Curral del Rei e as visitas religiosas. Varia História, Belo Horizonte, v. 18, p. 11-28, 1997. |
15. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Irmandades mineiras e missas. Varia História, Belo Horizonte, v. 16, p. 66-76, 1996. |
16. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Quaresma e Tríduo Sacro nas Minas Setecentistas. Barroco (Belo Horizonte), v. 17, p. 209-219, 1996. |
17. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Quaresma e tríduo sacro nas Minas setecentistas: cultura material e liturgia. Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 17, p. 209-219, 1996. |
18. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . A morte, a mortificação e o heroísmo: o homem comum e o santo. Revista do Instituto de Filosofia Arte e Cultura Ifac Ufop, Ouro Preto, v. 02, p. 05-12, 1996. |
19. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . Execuções na Colônia: a morte de Tiradentes e a cultura barroca. Tempo Brasileiro, v. 110, p. 141-168, 1993. |
20. | CAMPOS, Adalgisa Arantes . O Triunfo Eucarístico: Hierarquia e universalidade. Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 15, p. 461-467, 1992. |