(11) 3385-7443

Contato

Material de aula

www.templodaarte.com.br

Professores Profª Drª Adalgisa Arantes Campos

Profª Drª Adalgisa Arantes Campos

possui graduação em História – Modalidade Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), graduação em História – Modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é pesquisador produtividade em pesquisa 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado nível 2 da Universidade Federal de Minas Gerais e representante da ANPUH no Conselho Estadual do Patrimônio Cultural CONEP. Em suas pesquisas e produção acadêmica atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco luso-brasileiro, artistas no período colonial, iconografia cristã, ritos católicos, mecenato confrarial, o ideário da morte, as manifestações culturais e artísticas alusivas à Quaresma e Semana Santa; recentemente vem se dedicando ao estudo do universo artístico das ordens monásticas. Home page: http://geocities.yahoo.com.br/adarantes. Realizou estudos pós-doutorais sob a supervisão da profa. doutora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira (UFRJ).Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte.
Representante da ANPUH no Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (CONEP).
.
Formação acadêmica/Titulação

2007 – 2007 Pós-Doutorado .
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
1990 – 1994 Doutorado em História Social (Conceito CAPES 7) .
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Terceira devoção do setecentos mineiro: o culto a São Miguel e Almas, Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Laura de Mello e Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cultura barroca; Culto das Almas; Novíssimos do Homem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
1982 – 1986 Mestrado em Filosofia (Conceito CAPES 6) .
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A vivência da morte na Capitania das Minas, Ano de Obtenção:1986.
Orientador: Henrique Cláudio de Lima Vaz SJ.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pompa Fúnebre; Cultura luso-brasileira; Barroco mineiro.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metafísica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
1985 – 1986 Especialização em Cultura e Arte Barroca . (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
1978 – 1982 Graduação em História – Modalidade Bacharelado .
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Pampulha: uma proposta estética e ideológica.
Orientador: Marília Andrés Ribeiro e Maria Eugênia Dias de Oliveira.
1978 – 1982 Graduação em História – Modalidade Licenciatura .
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Atividades
08/2009 – Atual Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História Medieval – diurno
08/2009 – Atual Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História Medieval – noturno
08/2009 – Atual Ensino, Nível: Outro.
Disciplinas ministradas
Iconografia Cristã – Escola Templo da Arte
05/2009 – Atual Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .
Cargo ou função
Representante dos Professores Associados na Câmara do Departamento de História.
01/2002 – Atual Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Memorandum.
1/1999 – Atual Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Projetos de pesquisa
Banco de Dados referente às séries paroquiais da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto – séculos XVIII e XIX
09/1986 – Atual Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .
Linhas de pesquisa
História Social da Cultura
03/2009 – 07/2009 Ensino, Nível: Outro.
Disciplinas ministradas
Iconografia Cristã – Escola Templo da Arte
03/2009 – 06/2009 Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte
03/2009 – 06/2009 Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Tópicos em História da Arte e da Cultura – Cultura Artística e Visão Escatológica (Idade Média a Moderna)
01/2009 – 01/2009 Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .
Cargo ou função
Membro de Comissão Avaliadora das provas do Vestibular.
08/2008 – 12/2008 Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Barroco Mineiro – optativa
08/2008 – 12/2008 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Tópico Especial – Barroco Luso-brasileiro e Mecenato: ordens regulares, ordens terceiras e confrarias (século XVI a meados do XIX)
03/2007 – 07/2007 Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
O Barroco através de suas fontes manuscritas
03/2007 – 07/2007 Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, .
Projetos de pesquisa
Pompa Barroca: manifestações culturais, Semana Santa, escatologia e culto santoral na Época Moderna
01/2003 – 12/2006 Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Projetos de pesquisa
Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa 1700- 1850
3/2006 – 07/2006 Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte
3/2006 – 06/2006 Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Artes visuais no Brasil I
03/2006 – 06/2006 Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de pesquisa: metodologias e fontes
3/2006 – 06/2006 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Leitura orientada: Enfoques do objeto artístico.
8/2005 – 12/2005 Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte AI
8/2005 – 12/2005 Ensino, Turismo, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte Brasileira
8/2005 – 12/2005 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Leitura orientada: O Barroco e suas interpretações
08/2005 – 11/2005 Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Projetos de pesquisa
As manifestações artísticas no Brasil oitocentista: a diluição do Rococó, o Academismo e seus desdobramentos até o advento da belle époque
3/2005 – 7/2005 Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte AI
3/2005 – 7/2005 Ensino, História, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da arte brasileira
8/2004 – 12/2004 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Imaginário devocional na cultura barroca
8/2004 – 12/2004 Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte AI
3/2004 – 7/2004 Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte
01/2001 – 12/2003 Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Projetos de pesquisa
Pompa barroca, Semana Santa, escatologia e culto santoral no Baroco luso-brasileiro
7/2003 – 11/2003 Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte
7/2003 – 11/2003 Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Arte Brasileira
7/2003 – 11/2003 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Leitura Orientada: A morte e as obras culturais 30H/A
3/2002 – 7/2002 Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte Brasileira
01/1999 – 12/2001 Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Projetos de pesquisa
Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa
1/2001 – 1/2001 Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Cargo ou função
Membro de Comissão Avaliadora das Provas de Vestibular da UFMG.
01/1996 – 12/1998 Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.
Projetos de pesquisa
Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa
3/1998 – 7/1998 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Cultura Artística e Religiosidade
3/1996 – 7/1996 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Técnicas em pesquisa histórica
3/1995 – 7/1995 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Cultura e Dominação
3/1995 – 7/1995 Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História da Arte AI
3/1994 – 7/1994 Ensino, História, Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Mito, Imaginário e Simbólico na História
9/1986 – 12/1990 Ensino, História – Modalidade Bacharelado, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
História Geral da Arte
História da Arte Brasileira
Arte Antiga e Medieval
Arte Moderna e Contemporânea
Barroco Mineiro
Elementos de Pesquisa e Análise Artística
História das Idéias Políticas e Sociais
História do Brasil Colônia
Cultura Brasileira
História da Arte I
História da Arte II
Arte A2
Cultura Artística e Religiosa nas Minas Coloniais
Barroco Iberoamericano
História da Arte
História da Arte Brasileira (Turismo)

Linhas de Pesquisa

1. História Social da Cultura
Objetivos: A inserção da linha de pesquisa Cultura e Sociedade resulta no aprofundamento da reflexão metodológica e historiográfica sobre os conceitos de cultura, artes visuais, iconografia cristã, religiosidade realizado por parte dos integrantes da linha de pesquisa Cultura e Sociedade em sintonia com o amplo quadro de pesquisas historiográficas que se desenvolveram nas últimas décadas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: cultura; sociedade.
2. Artes Plásticas
3. Patrimônio Cultural Brasileiro
4. História da Arte
5. Pompa Barroca
6. Escatologia

Projetos de Pesquisa

2007 – Atual Pompa Barroca: manifestações culturais, Semana Santa, escatologia e culto santoral na Época Moderna
Descrição: O projeto enfoca as obras em talha, escultura, pintura, bem como assuntos relacionados à iconografia cristã, doutrina e religiosidade popular, manifestações rituais, crenças, interações culturais. Conta atualmente com um bolsista de iniciação e dois voluntários. Tem como ponto de partida os inventários feitos por instituições federais e estaduais voltadas para a proteção e cadastramento de bens móveis e integrados; realiza semestralmente viagens com alunos da graduação e pós-graduação com apoio do departamento de História, visando a sensibilização e despertar vocações para estudo alusivo aos acervos artísticos e culturais. Ocupa-se das formas artísticas da história ibero-americana e hispânica. Contrapõem conteúdos temáticos, levantamentos arquivísticos, visuais e técnicos respectivos. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) .
Integrantes: Sabrina Mara Sant’Anna – Integrante / Denise Aparecida Sousa Duarte – Integrante / Weslley Fernandes Rodrigues – Integrante / Adalgisa Arantes Campos – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2.
2005 – 2006 As manifestações artísticas no Brasil oitocentista: a diluição do Rococó, o Academismo e seus desdobramentos até o advento da belle époque
Descrição: O presente projeto visa a elaboração de um material didático de apoio para a disciplina de História da Arte Brasileira oferecida nos cursos de graduação: História, Turismo, Belas Artes e Arquitetura. Objetiva fornecer um panorama geral, embora verticalizado em momentos chaves, das artes plásticas e da arquitetura, análise de obras fundamentais, bem como do pensamento artístico e das formas de se conceber de 1816 (marco da chegada da Missão Artística Francesa) até aos antecedentes da Semana de Arte Moderna, de 1922. A divulgação de material didático já utilizado em sala de aula, contudo ainda inédito, justifica-se por várias razões: é fruto de apurada pesquisa desenvolvida desde 1984, quando ainda era historiadora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e professora da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Após 1986, ano de meu ingresso na FAFICH/UFMG continuei enriquecendo a pesquisa arquivística e iconográfica. Há que se considerar também que não há obra disponível no mercado brasileiro que sintetizasse em poucas páginas apurado levantamento do oitocentos brasileiro a preço módico. Reconhecemos a existência de uma diversidade de artigos em periódicos, contudo com grande dispersão. Portanto, argumenta-se em favor do valor intrínseco da pesquisa, do levantamento iconográfico, da carência bibliográfica e do atendimento a vários cursos. O livro, fruto final deste processo, visa ampliar o horizonte de estudantes de História, do Turismo, de Belas Artes, de Arquitetura, restauradores, guias de turismo e, inclusive, de um público mais geral, servindo como base para disciplinas que versem sobre a produção artística brasileira no XIX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) /Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Cecília Luttembarck de Oliveira Lima – Integrante / Adalgisa Arantes Campos – Coordenador.
Financiador(es): Pró Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais – Auxílio financeiro / Universidade Federal de Minas Gerais – Cooperação..
2003 – 2006 Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa 1700- 1850
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Adalgisa Arantes Campos – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa..
2001 – 2003 Pompa barroca, Semana Santa, escatologia e culto santoral no Baroco luso-brasileiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Adalgisa Arantes Campos – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa..
1999 – 2001 Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Adalgisa Arantes Campos – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa..
1999 – Atual Banco de Dados referente às séries paroquiais da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto – séculos XVIII e XIX
Descrição: Entre outubro de 1998 e novembro de 1999, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich/UFMG), na pessoa da Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos (Depto. de História/UFMG), o projeto Banco de Dados esteve na instituição associada Casa dos Contos, em Ouro Preto. Depois desse período, foi instalado na Fafich/UFMG, o que favoreceu a contratação de bolsistas para leitura paleográfica e alimentação do Banco de dados referente às atas paroquiais (batismos, casamentos e óbitos) da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto, séculos XVIII e XIX. A instalação física da base de dados na UFMG possibilitou a formação de um grupo de pesquisa no CNPq, aprovado pelo departamento de História da UFMG, que trabalha em torno das possibilidades quantitativas e qualitativas dos assentos paroquiais, estimulando assim pesquisas monográficas de mestrado e doutorado. O projeto já teve apoio da Fapemig e do CNPq e, embora não seja um projeto coletivo, atende, a partir de demandas pontuais, pesquisadores externos. Em 2004, foi publicado o dossiê especial Vila Rica do Pilar: reflexões sobre Minas Gerais e a Época Moderna, na revista Varia História (n. 31, 2004, p. 08- 206), no qual as fontes sistematizadas na base de dados foram analisadas por pesquisadores do Brasil e do exterior. Organizado por Adalgisa Arantes Campos, Douglas Cole Libby e Renato Franco, o dossiê teve a colaboração dos seguintes autores: Maria Luiza Marcílio, Renato Franco e Adalgisa Arantes Campos, Donald Ramos, Douglas Cole Libby e Tarcísio R. Botelho, Vera Alice Cardoso Silva, Maria de Fátima Gouvêa, Jean Delumeau, Adalgisa Arantes Campos, Liana Maria Reis. A base de dados está também disponível para consulta externa na Casa dos Contos de Ouro Preto e já favoreceu muitas pesquisas de mestrado e doutorado. Tendo em vista as inúmeras possibilidades de análise e o grande êxito alcançado no primeiro número, um novo dossiê está sendo elaborado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) /Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 4) .
Integrantes: Jeaneth Xavier Araújo – Integrante / Mirian Moura Lott – Integrante / Renato Júnio Franco – Integrante / Agnaldo Lopes Martins – Integrante / Denise Aparecida Sousa Duarte – Integrante / Weslley Fernandes Rodrigues – Integrante / Adalgisa Arantes Campos – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais – Cooperação.
Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 10.
1996 – 1998 Pompa barroca e Semana Santa na América Portuguesa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Adalgisa Arantes Campos – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa..

 

 

Membro de corpo editorial

2001 – Atual Periódico: Memorandum (Belo Horizonte) (1676-1669)
2008 – 2009 Periódico: Varia História 

 

Áreas de atuação

1. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.
3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
4. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte / Especialidade: Religião e Religiosidade.
5. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Arte.
Produção bibliográfica
Alguns dos Artigos completos publicados em periódicos
1. CAMPOS, Adalgisa Arantes . GRAMMONT, Guiomar de. Aleijadinho e o aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial. Varia História (UFMG. Impresso), v. 25, p. 345-347, 2009.
2. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Aspectos da Semana Santa através do estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: cultura artística e solenidades (Minas Gerais séculos XVII ao XX). Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 19, p. 71-88, 2005.
3. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Locais de sepultamentos e escatologia através de registros de óbitos da Época Barroca: a Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. Varia História, Belo Horizonte, v. 31, p. 159-183, 2004.
4. CAMPOS, Adalgisa Arantes . São Miguel, as almas do Purgatório e as balanças: iconografia e veneração na Época Moderna.. Memorandum Memória e História Em Psicologia, v. 07, p. 1, 2004.
5. CAMPOS, Adalgisa Arantes ; FRANCO, Renato Júnio . Notas sobre os significados religiosos do Batismo. Varia História, Belo Horizonte, v. 31, p. 21-40, 2004.
6. CAMPOS, Adalgisa Arantes ; FRANCO, Renato Júnio . Aspectos da visão hierárquica no barroco luso-brasileiro:disputas por precedência em confrarias mineiras. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 09, n. 17, p. 193-215, 2004.
7. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Cultura artística e calendário festivo no barroco luso-brasileiro: as ordens terceiras do Carmo. Imagem Brasileira, Belo Horizonte, v. 02, p. 15-25, 2003.
8. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Execuções na colônia: a morte de Tiradentes e a cultura barroca. Visionários: a imaginação republicana em Minas Gerais nos séculos XVIII, XIX e XX., Belo Horizonte, 2003.
9. CAMPOS, Adalgisa Arantes . As ordens Terceiras de São Francisco da Penitência nas Minas Coloniais: cultura artística e Procissão de Cinzas. Imagem Brasileira, Belo Horizonte, v. 1, p. 193-199, 2001.
10. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Mecenato e estilo rococó na época barroca: a capela do Rosário dos Pretos de Vila Rica. Cronos (Pedro Leopoldo), Pedro Leopoldo/MG, v. 4, p. 37-45, 2001.
11. CAMPOS, Adalgisa Arantes . A Visão Barroca de Mundo em D. Frei de Guadalupe (172-1740) : seu testamento e pastoral. Varia História, Belo Horizonte, v. 21, p. 364-380, 2000.
12. CAMPOS, Adalgisa Arantes . A Idéia do Barroco e os desígnios de uma nova mentalidade: a misericórdia através dos sepultamentos pelo amor de Deus na Paróquia do Pilar de Vila Rica (1712-1750). Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 19, p. 45-68, 2000.
13. CAMPOS, Adalgisa Arantes . As Ordens Terceiras de São Francisco nas Minas Colonais: cultura artística e Procissão de Cinzas. Estudos de História, Franca/SP, v. 6, n. 2, p. 121-134, 1999.
14. CAMPOS, Adalgisa Arantes . A mentalidade religiosa do setecentos: o Curral del Rei e as visitas religiosas. Varia História, Belo Horizonte, v. 18, p. 11-28, 1997.
15. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Irmandades mineiras e missas. Varia História, Belo Horizonte, v. 16, p. 66-76, 1996.
16. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Quaresma e Tríduo Sacro nas Minas Setecentistas. Barroco (Belo Horizonte), v. 17, p. 209-219, 1996.
17. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Quaresma e tríduo sacro nas Minas setecentistas: cultura material e liturgia. Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 17, p. 209-219, 1996.
18. CAMPOS, Adalgisa Arantes . A morte, a mortificação e o heroísmo: o homem comum e o santo. Revista do Instituto de Filosofia Arte e Cultura Ifac Ufop, Ouro Preto, v. 02, p. 05-12, 1996.
19. CAMPOS, Adalgisa Arantes . Execuções na Colônia: a morte de Tiradentes e a cultura barroca. Tempo Brasileiro, v. 110, p. 141-168, 1993.
20. CAMPOS, Adalgisa Arantes . O Triunfo Eucarístico: Hierarquia e universalidade. Revista Barroco, Belo Horizonte, v. 15, p. 461-467, 1992.