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Conexões e Convergências: Como a Arte Mudou o Mundo

 

O que é a arte? Como ela nos afeta? E como a afetamos? Dentre suas diversas modalidades e
formas de manifestação, a arte permeia a existência humana desde a pré-história. É uma das
principais formas que usamos para marcar nossa passagem sobre a Terra; e provavelmente
nosso meio de expressão mais autêntico. A arte se transforma conforme nos transformamos; e
sua influência sobre todas as nossas outras atividades ainda não é totalmente compreendida
pela maioria de nós.
A proposta do curso é investigarmos as marcas deixadas pela arte em nossa história recente,
mais especificamente entre o século XVIII e o primeiro quarto do século XXI. Descortinaremos
o véu que recobre as conexões entre as artes plásticas e a arquitetura, a moda, a fotografia, o
design em geral e, mais especificamente o do mobiliário.
Indo mais além, após deixarmos o legado dessa investigação para nossos alunos, desejamos
provocar-lhes uma reflexão em torno do papel da arte como transformadora da nossa
sociedade humana daqui para a frente, no futuro. E esse será o trabalho de conclusão de
curso; o coroar de um processo de aquisição de conhecimento, quando, após as aulas remotas
(online) nos encontraremos presencialmente, na sede de nossa escola, para entendermos
como você percebe essa força transformadora da arte.

 

 

 

Arte e Design do Mobiliário- Professor (a) : Teresa Cristina de Menezes


Ementa : Os móveis são mais que simples objetos integrados a decoração, eles
refletem preferencialmente os estilos de vida de épocas diferenciadas, servindo
como narrativas de períodos, movimentos das sociedades, e podem nos contar
histórias como a hierarquia social. Embora o mobiliário não seja necessário para
a existência humana em algumas culturas (especialmente as nômades) são
elementos fundamentais para a compreensão da evolução da humanidade.


ARTE E DESIGN DO MOBILARIO | Aula 01 de 05


Aula I - - Barroco ; Rococó ; Chippendale ; Quem Anne; Hepplewhite.
Aula II – Idade moderna Século XIX- Neoclássico; estilo Adam; Sheraton.
Vitoriano . Art Nouveau.
Aula III -Tempos modernos e contemporâneo - Século XX Art deco;
Revivalismo; Cubismo; Movimento De Stijl; Bauhau.
Aula IV- Tempos contemporâneos- Organicismo; Desconstrutivismo;
Minimalismo; Ultra tecnicismo.
Aula V- Mobiliário brasileiro - Barroco\ rococó; Neoclássico; Moderno;
Arte e Fotografia - Professor. Ed Figueiredo
Ementa: Esta disciplina é uma etapa do curso livre Conexões e Convergências
e visa estabelecer relações entre a fotografia e as artes ao longo do processo
histórico no qual a fotografia se desenvolveu, transformou o meio artístico
vigente no século XIX e transformou a si própria, de modo a integrar,
definitivamente, o universo das artes visuais.
Aula I: A questão da representação: Semiótica, Semiologia e Semiótica da
Cultura.
Aula II : Semiótica da imagem
Aula III: O surgimento da fotografia no século XIX como desenvolvimento de
uma ideia Renascentista. - Princípios fundamentais da fotografia: a
reprodutibilidade e a imagem figurativa.
Aula IV: A Fotografia entre a arte e a ciência: o advento do Movimento
Impressionista nas artes plásticas - O Foto Registro e a massificação comercial
da fotografia.
Aula V: Pictorialismo e Modernismo: a fotografia diante das artes plásticas na
virada do século XIX para o século XX - O Photo-Secession e o Modernismo
tardio na fotografia.


A ARTE E A ARQUITETURA – Professor- Carlos Castilho


Ementa: Estabelece as relações entre a arquitetura e as outras formas de
manifestação artística, a partir dos pontos de vista conceitual, estético e formal.
Provoca o olhar crítico sobre as influências mútuas entre arte, artista, arquiteto
e sociedade na busca de novas formas de ver o mundo e de melhor viver nele.
Do Barroco ao Neoclássico: A trajetória arquitetônica e as suas
relações com os movimentos artísticos ao longo do século XVIII
Aula I- Crime na igreja: O Rococó mata o Barroco, rouba sua vestes e
foge em direção aos palácios mundanos.
Aula II- Watteau, Boucher e Fragonard representam os prazeres da

carne e fomentam mais invasões palacianas. Les terroristes!!!
Aula III- Brasileiros (quem diria) acabam com a festa e trazem o
Rococó pelas orelhas de volta às igrejas. A casa caiu...
Aula IV- Arquitetura Neoclássica: E os mestres voltaram (mais uma vez).
O resgate “repaginado” dos cânones da Arquitetura Clássica;
Aula V- O clássico embate entre a razão a emoção, o comportamento
humano e a tecnologia; e seus paralelos com a arte e a arquitetura

.

A ARTE E O DESIGN- Prof. Carlos Castilho


Ementa: Estuda os pontos de contato entre o mundo da arte e o pensamento
criador voltado para o consumo, tanto do objeto quanto da produção gráfica.
Analisa o equilíbrio entre razão e emoção, nas variadas proporções em que
este se apresenta, na arte e na produção dos objetos de consumo.
Os movimentos ancestrais ao que conhecemos hoje como design e seus
pontos de contato com as manifestações artísticas.
Aula I- O Design antes do Design. Arte Pura, Arte Aplicada e o
conceito de design vernacular.
Aula II- A Primeira Revolução Industrial, problemas de qualidade e a
necessidade do produto projetado.
Aula III- O movimento Arts & Crafts e a figura do artesão-artista, uma
espécie de precursor dos designers.
Aula IV- A Segunda Revolução Industrial fomenta a urbanização e novos
olhares
sobre a vida e o mundo. Paralelos entre arte e o design no período.
Aula V - A Belle Époque dá a luz ao Art Nouveau, que se beneficia de novos
materiais e processos. As ligações entre a arte, a tecnologia e o design.


Arte e Moda- Professor (a)- Francesca Córdova


Ementa: Apresentar as relações e pontos de contato entre Moda e Arte a partir
do século XVIII ao contemporâneo.
Relações entre Arte e Moda nos seguintes períodos artísticos:
Aula I- Arte + Moda no séc. XVIII: Barroco, Rococó e Neoclassicismo.
Aula II- Arte + Moda no séc. XIX: Romantismo, Realismo, Arte Nouveau,
Impressionismo, Simbolismo.
Aula III- Arte + Moda no séc. XX: Fauvismo, Cubismo, Abstracionismo.
Aula IV- Arte + Moda no séc. XX: Surrealismo, Op Arte, Pop Arte
Aula V- Arte + Moda no séc. XX e XXI: Dadaísmo, Arte Contemporânea

 

 

 

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