Profª Ma. Flávia Andrea Siqueira Dias
FORMAÇÃO
2022 – Mestrado Stricto Sensu no IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – USP – Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área de pigmentos.
2019 – 2020 Pós Graduação Lato Sensu em História da Arte – Área de
Concentração Humanidades e Artes – Centro Universitário Claretiano
2008 – 2011 Bacharelado em Museologia – UFOP – Universidade Federal de Ouro
Preto | MG. Matrícula trancada no 5º período
2003 – 2004 Técnico em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis – FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto | MG
1998 – 2001 Licenciatura plena em Educação Artística | Habilitação em Artes Plásticas – UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola Guignard. Belo Horizonte | MG
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2021 – Proprietária da Microempresa Individual – MEI
Flávia Andrea Siqueira Dias Conservação e Restauro
CNPJ 42.406.809/0001-68
2017 – 2020 Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo – SAMAS (São Paulo|SP)
- Ações de conservação preventiva e diagnóstico
- Conservação e restauro de acervo
- Gestão de acervo e monitoramento de reserva técnica
- Emissão de laudos técnicos e relatórios
- Courier entre instituições
2013 – 2017 Grupo Oficina de Restauro – GOR (Belo Horizonte | MG)
- Conservação e restauro de obras particulares
- Conservação e restauro de bens integrados
- Coordenação de equipe de restauro de forro pintado por Mestre Manuel
da Costa Athayde (Mariana | MG)
2005 – 2010 Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP (Ouro Preto | MG)
- Professora das disciplinas Conservação e Restauro de Escultura
Policromada e Reintegração Cromática no Curso Técnico em
Conservação e Restauro
- Conservação e Restauro de bens culturais móveis e integrados
- Monitoria dos ateliês de conservação de restauro de papéis e de
escultura policromada
2000 – 2002 Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes (Belo Horizonte | MG)
- Auxiliar de museologia, produção e instalação de exposições
- Monitoria em exposições (atual mediação)
- Conservação e higienização de acervo
TRABALHOS AUTÔNOMOS
2023 Prestadora de serviços especializados em conservação e restauro na
Empresa AVD Arte & Restauro
2022 Professora do curso livre de Conservação e Restauro em Escultura policromada no Museu de Arte Sacra de São Paulo
2021 Coordenadora e professora do Curso “Introdução à Conservação da Imaginária Sacra”, realizado por Caniatti Conservação e Restauro. Fundação Cultural de Curitiba | PR.
2020 Professora do curso livre on-line Teoria da Cor, pela plataforma EAD do Museu de Arte Sacra de São Paulo. São Paulo | SP.
2012 – 2013 Técnica em Conservação, pequenos reparos e acondicionamento de papéis, fotografias e documentos pertencentes ao acervo do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Belo Horizonte| MG.
2012 Técnica em Conservação e Restauro de pinturas parietais da Igreja Matriz de São Domingos. Araxá | MG.
2012 Técnica em Conservação e Restauro dos elementos artísticos integrados da Igreja de São José dos Homens Pardos e Santa Cecília dos Músicos. Ouro Preto | MG.
2011 – 2012 Manutenção, conservação e emissão de laudos técnicos de 42 obras da coleção FEMSA, na exposição Zoom Latinoamericano. Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes. Belo Horizonte | MG.
2011 – 2013 Professora das disciplinas Reintegração Cromática I e II no Curso Técnico em Conservação e Restauro. FAOP. Ouro Preto | MG.
2010 Workshop de Policromia e técnicas de douramento no Curso Técnico em Conservação e Restauro de Arte Sacra. CTTA – Centro Técnico Templo da Arte. São Paulo | SP.
2010 Oficina Douramento e Outras Técnicas Decorativas na Policromia do Século XVIII. Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2010. Mariana | MG.
2009 Técnica em Conservação e Restauro dos elementos artísticos integrados da Igreja de Santa Efigênia. Ouro Preto | MG.
2007 Montagem e restauro da obra Neither da escultora colombiana Doris Salcedo. INHOTIM. Brumadinho| MG.
FORMAÇÃO EXTRACURRICULAR
2019 Curso Brigada contra Incêndios, Primeiros Socorros e Plano de Abandono, em conformidade com a Instrução Técnica n° 17/2011 do Decreto Estadual n° 56.819 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
MAS – Museu de Arte Sacra de São Paulo. São Paulo | SP.
2018 Workshop Conservação de Acervos Têxteis. ARCO IT – Associação de Restauradores e Conservadores. Curitiba | PR.
2018 Curso Restauração Digital de Fotografias. MAS - Museu de Arte Sacra de São Paulo. São Paulo | SP.
2012 Curso Restauração de Azulejos. 6º Seminário Internacional Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no século XXI. Ouro Preto | MG.
PUBLICAÇÕES
2021 Apostila Introdução à Conservação da Imaginária Sacra/Ana Eliza Caniatti Rodrigues, Flávia Andrea Siqueira Dias, Ruy Altamir da Cruz Neto. 1. ed. Curitiba, PR: Ana Eliza Caniatti Rodrigues, 2021.
[ISBN 978-65-00-33033-5]
2021 Artigo “A postura do conservador restaurador diante das instâncias estética versus histórica: um estudo de caso”. Versão digital da Revista Restauro, v.5, n.10 (2021), disponível em https://revistarestauro.com.br/a-postura-do-conservador-restaurador-diante-das-instancias-estetica-versus-historica-um-estudo-de-caso/ acesso em 07/02/2022