LOGO_TEMPLO_250.jpg
Profº Ed Alves de Figueiredo

 

Professor de Fotografia

Professor de Comunicação e Semiótica / Estética / História da Arte

JORNALISTA
Registro de Jornalista. MTB 0079485/SP.
Experiência como Fotojornalista e Docente em Faculdade de Jornalismo.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
2016-2018 – Mestrado em Filosofia pela PUC/SP.
Desenvolvimento de pesquisa abordando história, fotografia e semiótica.
1990-1994 – Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
2019-atual – Centro Técnico Templo da Arte.
Professor de História da Fotografia nos cursos de pós-graduação em Artes.
2019-2022 – FIAP School (Pedagogia por Projetos com Aprendizagem Ativa).
Professor de Fotografia e História para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio.
2020-atual – ABRA (Academia Brasileira de Artes).
Professor de Fotografia nos formatos presencial e EAD.
2000-2014 – Centro Universitário SENAC.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/SENAC.
Professor do curso de bacharelado em Fotografia.
Professor de cursos livres e do curso técnico em Fotografia.

2010 – Centro Universitário Barão de Mauá/CBM.
Professor visitante no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação.
2003-2009 – Universidade Bandeirante de São Paulo/UNIBAN.
Professor do curso de licenciatura em História e Filosofia.
Professor do curso de bacharelado em Jornalismo.
2018-2019 – Escola Fotoconceito.
Professor de Fotografia, História da Arte e Fotojornalismo.
2017 – Colégio Santa Cruz.
Professor de Fotografia para Ensino Fundamental II.
2016-2020 – Aulas Particulares.
Professor de História e Filosofia.
2016-2018 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico / CNPq.
Bolsista Pesquisador.
2016-2018 – Escola Techimage.
Professor de Fotografia e Fotojornalismo.
2016 – Fundação Casa.
Educador social e orientador profissional.
2015-2016 – Escola Lumiar (Pedagogia Democrática).
Professor e coordenador de projetos interdisciplinares com aprendizagem ativa.
2003 – Projeto de Inclusão “Escreve Beleza Brasil”.
Educador social responsável por aulas de fotografia para jovens e adultos alunos de
escolas públicas de São Paulo do ensino regular, EJA, com deficiência visual e em
situação de vulnerabilidade social.
1998-1999 – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/SENAI.
Professor de História para adultos.
1996-1999 – Colégio Ateneu Barão de Mauá.
Professor de História e Filosofia para Ensino Médio.
1995 – Organização Educacional Albert Sabin.
Professor de História para Ensino Fundamental II.
1993-1995 – Escolas públicas de São Paulo.
Professor de História para Ensino Médio.
1993 – Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP.
Professor de História e Filosofia para adultos em convênio entre a UFOP e a Prefeitura
Municipal de Mariana/MG.

ATIVIDADES COMO FOTÓGRAFO
2008– Fotografia de rua.
Ensaio fotográfico autoral realizado em diversos centros urbanos.
Ensaio fotográfico autoral sobre a Avenida Paulista, em São Paulo.
1996-2020 – Fotógrafo autônomo de eventos sociais, corporativos, esportivos e
culturais.
2000-Atual – Fotógrafo de produtos, retratos e reprodução de obras de arte em estúdio.
2011-2015 – SESC/SP.
Fotógrafo e produtor fotográfico.
2008-2011 – Fotografia esportiva para mídia especializada em eventos como o Rally
dos Sertões, Stock Car, Futebol Profissional e Corrida de Rua.
2008-2011 – Reportagem fotográfica para os sites Webventure, Webrun e para a agência
Fotoarena.
2002 – Carandiru.
Ensaio fotográfico em cor sobre a desativação e demolição da Penitenciária do
Carandiru, em São Paulo.
2000-2005 – Reportagem fotográfica para a revista Game Magazine.
1999 – Ensaio fotográfico em preto e branco sobre o modo de vida e o trabalho no Vale
do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
1996-2000 – Fotografia de natureza e esportes (excursões e cursos de montanhismo e
ecoturismo, voo livre, automobilismo, futebol e atletismo).
FORMAÇÃO EXTRACURRICULAR
Congresso: 19o Encontro Internacional sobre Pragmatismo – PUC- SP.
Participação e membro da equipe técnica.
Apresentação de comunicação “Fotografia Eficiente: A Representação
Imagética à Luz do Pragmatismo de Charles S. Peirce”.
Congresso: 17o International Meeting on Pragmatism – PUC- SP.
Apresentação do artigo “Fotografia Documental: a representação imagética à luz do
pragmatismo de Charles S. Peirce”.
Congresso: 16o International Meeting on Pragmatism – PUC- SP.
Seminário: Social Minds and the Fixation of Belief. -
Prof. Dr. Nathan Houser of Indiana University – PUC-SP.

Seminário: 16a Jornada de Estudos Peircianos – PUC-SP.
Curso: Peirce’s Semiotic Pragmatism and Contemporary Philosophy.
Prof. Dr. Nathan Houser of Indiana University – PUC-SP.
Curso: Seminário de Ensino de História.
Prof. Dr. Luiz Carlos Villalta – UFOP.
Curso: Programa de Desenvolvimento Educacional – SENAC. Treinamento Pedagógico
com Enfoque nos Seguintes Temas: “Qualidade na Educação”, “Planejamento para o
Desenvolvimento de Competências”, “A Prática do Aprender a Aprender” e “Avaliação
da Aprendizagem”.
Curso: História da Filosofia. – USP.
Curso: Crise das Ideologias e Direitos Humanos.
Prof. Dr. Milton Meira do Nascimento – UFOP.
Curso: Introdução Histórica ao Cinema Brasileiro – UFOP.
Curso: Cultura Cinematográfica – UFOP.
Curso: Fotografia de Arquitetura.
Prof. Nelson Kon – SENAC.
Curso: Fotografia Publicitária.
Prof. João Pregnolato – SENAC.